Internacional Titulo 'Boas intenções'
Golpistas da Guiné se reúnem com a comunidade internacional
Da AFP
27/12/2008 | 11:36
Compartilhar notícia


Os militares que tomaram o poder na última terça-feira na Guiné programaram para este sábado um série de reuniões com interlocutores nacionais e internacionais, com o objetivo de tentar convencer a todos de suas boas intenções.

A junta liderada pelo capitão Moussa Dadis Camará convocou "reuniões de informação" para a maior base militar de Conacri, poucos dias depois do golpe de Estado.

Ele deve se encontrar com representantes da sociedade civil, de partidos políticos, de confissões religiosas e de centrais sindicais na base Alfa Yaya Dialo, onde recebeu na última quinta-feira membros do governo deposto.

Também se reunirá com representantes da CEDEAO (Comunidade de Estados da África do Oeste), da UA (União Africana), da UE (União Européia), da ONU (Organização das Nações Unidas) e com os embaixadores dos países do G8.

Apesar do golpe ter sido condenado pela comunidade internacional, na sexta-feira os militares receberam o apoio do presidente senegalês, Abdulaye Wade, 82 anos.

Para o chefe de Estado de Senegal, os militares tomaram o poder "para evitar ajustes de contas, evitar uma caça às bruxas e proteger a família do falecido presidente-general Lansana Conté", que passou 24 anos no poder com mão-de-ferro.

Os golpistas prometeram convocar eleições no fim de 2010, mas a proposta não evitou as críticas da França, antiga colônia, dos Estados Unidos e da União Européia.

Na sexta-feira, mais de 30 mil pessoas se reuniram em Conacri para o funeral do presidente Conté.

No entanto, a junta militar já conseguiu, em menos de uma semana, vários apoios, mais ou menos explícitos, de partidos e sindicatos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;