O segmento de sedãs compactos premium ganhou um novo concorrente: o Peugeot 207 Passion
O segmento de sedãs compactos premium ganhou, há pouco mais de um mês, um novo concorrente. Trata-se do Peugeot 207 Passion, que está à venda em cinco diferentes versões, com motores 1.4 e 1.6 bicombustíveis e opções de câmbio manual e automático.
Para este comparativo, decidimos colocar lado a lado o Volkswagen Polo Sedan na versão 1.6 8V Total Flex de entrada, que tem preço a partir de R$ 45.850, e o Passion 1.6 16V XS manual, com preço inicial de R$ 46,5 mil.
Ambos contam com bom acabamento interno e têm desempenho satisfatório. Enquanto o Peugeot oferece nove cavalos a mais de potência que o Volkswagen tanto com gasolina como com álcool, o Polo dá o troco entregando um pouco mais de torque e a uma rotação mais baixa e pesando 54 quilos a menos. Conclusão: ambos se saem bem no trânsito urbano, proporcionando saídas e retomadas rápidas. Já a velocidade final do Peugeot, por sua vez, é superior.
Os dois sedãs oferecem boa dirigibilidade e estabilidade, mas a troca de marchas é mais suave no Polo.
Com distância entre eixos 2 centímetros maior, o VW garante um espaço um pouco maior para as pernas dos ocupantes do banco traseiro. O porta-malas também é um pouco mais generoso, com capacidade para levar 12 litros a mais.
VENDAS
Com relação às vendas, ainda é cedo para avaliar o desempenho do Passion, que teve 814 unidades comercializadas em novembro. O Polo, no entanto, tem se saído bem. Segundo os dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), de janeiro até novembro foram emplacadas 23.369 unidades do modelo da montadora de origem alemã. Somente no mês de novembro, foram vendidos 1.225 veículos.
NÚMEROS |
Peugeot 207 Passion XS |
VW Polo Sedan |
Motor |
1.6 16V Flex |
1.6 8V Total Flex |
Potência |
110 cv (g) / 113 cv (a) a /CF5.600 rpm |
101 cv (g) / 104 cv (a) a 5.250 rpm |
Torque |
14,2 mkgf (g) / 15,5 mkgf (a) a 4.000 rpm |
15,4 mkgf (g) / 15,6 mkgf (a) a 2.500 rpm |
Velocidade máxima |
195 km/h |
187 km/h (g) / 189 km/h (a) |
Aceleração de 0 a 100 km/h |
9,8 s |
11,6 s (g) / 11,3 s (a) |
Comprimento |
4,23 metros |
4,19 metros |
Altura |
1,44 metro |
1,50 metro |
Entreeixos |
2,44 metros |
2,46 metros |
Peso |
1.177 quilos |
1.123 quilos |
Porta-malas |
420 litros |
432 litros |
Tanque |
50 litros |
45 litros |
Peugeot vem mais recheado
Quando se pensa em equipamentos, o 207 Passion sai na frente e com boa vantagem. Embora custe apenas R$ 650 a mais que o rival, vem de fábrica bem mais recheado.
Os dois sedãs compactos premium vêm de série com itens como ar-condicionado, direção hidráulica e computador de bordo.
Mas o Passion oferece ainda faróis de neblina, rodas de liga leve com aro de 15 polegadas e travas, vidros e retrovisores externos com acionamento elétrico. Todos esses equipamentos são opcionais no Polo e, se o comprador desejar incluí-los no veículo, pagará mais R$ 6.260 por eles, o que elevará o preço do sedã para R$ 52.110, uma diferença de R$ 5.610 em relação ao Peugeot.
O 207 Passion ainda sai de fábrica com outros dois itens de segurança e conforto: o sensor crepuscular - que permite o acionamento automático dos faróis quando anoitece ou em locais escuros - e o sensor de chuva, que aciona o limpador do pára-brisa quando necessário.
Entretanto, o Peugeot deixa de oferecer opcionais importantes, como bolsas infláveis para motorista e passageiro (air bag duplo) e freios antitravamento (ABS). Esses itens de segurança são oferecidos apenas na versão XS automática, que custa R$ 50,5 mil e já sai de fábrica com os freios ABS. Para essa configuração, o air bag duplo é opcional e vem junto com bancos de couro, encarecendo o modelo em R$ 5.000.
O Volkswagen, mais flexível na oferta de opcionais, dispõe de air bags frontais em um pacote juntamente com os freios ABS com EBD (distribuição eletrônica de frenagem), por R$ 2.920.
O sedã compacto pode ser incrementado ainda com itens como controlador de velocidade, também chamado de piloto automático, por R$ 570, e sensor de estacionamento, que pode ser adquirido por R$ 695.
EQUIPAMENTOS |
Peugeot 207 Passion XS |
VW Polo Sedan 1.6 |
Preço básico |
R$ 46.500 |
R$ 45.850 |
Air bag duplo |
Não-disponível |
Opcional R$ 2.920) * |
Ar-condicionado |
Série |
Série |
Bancos revestidos de couro |
Não-disponíveis |
Não-disponíveis |
CD player com MP3 |
Acessório |
Opcional (R$1.235) |
Computador de bordo |
Série |
Série |
Controlador de velocidade |
Não-disponível |
Opcional (R$570) |
Direção hidráulica |
Série |
Série |
Faróis de neblina |
Série |
Opcionais (R$ 550) |
Freios ABS |
Não-disponíveis |
Opcional (R$ 2.920) * |
Rodas de liga leve |
Série (15”) |
Opcionais (15” – R$ 1.875) |
Sensor de estacionamento |
Acessório |
Opcional (R$695) |
Sensores de chuva e crepuscular |
Série |
Não-disponíveis |
Trio elétrico |
Série |
Opcional (R$ 3.835) |
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.