Automóveis Titulo
De igual para igual

O segmento de sedãs compactos premium ganhou um novo concorrente: o Peugeot 207 Passion

Sueli Osório
Do Diário do Grande ABC
10/12/2008 | 07:11
Compartilhar notícia


O segmento de sedãs compactos premium ganhou, há pouco mais de um mês, um novo concorrente. Trata-se do Peugeot 207 Passion, que está à venda em cinco diferentes versões, com motores 1.4 e 1.6 bicombustíveis e opções de câmbio manual e automático.

Para este comparativo, decidimos colocar lado a lado o Volkswagen Polo Sedan na versão 1.6 8V Total Flex de entrada, que tem preço a partir de R$ 45.850, e o Passion 1.6 16V XS manual, com preço inicial de R$ 46,5 mil.

Ambos contam com bom acabamento interno e têm desempenho satisfatório. Enquanto o Peugeot oferece nove cavalos a mais de potência que o Volkswagen tanto com gasolina como com álcool, o Polo dá o troco entregando um pouco mais de torque e a uma rotação mais baixa e pesando 54 quilos a menos. Conclusão: ambos se saem bem no trânsito urbano, proporcionando saídas e retomadas rápidas. Já a velocidade final do Peugeot, por sua vez, é superior.

Os dois sedãs oferecem boa dirigibilidade e estabilidade, mas a troca de marchas é mais suave no Polo.

Com distância entre eixos 2 centímetros maior, o VW garante um espaço um pouco maior para as pernas dos ocupantes do banco traseiro. O porta-malas também é um pouco mais generoso, com capacidade para levar 12 litros a mais.

VENDAS
Com relação às vendas, ainda é cedo para avaliar o desempenho do Passion, que teve 814 unidades comercializadas em novembro. O Polo, no entanto, tem se saído bem. Segundo os dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), de janeiro até novembro foram emplacadas 23.369 unidades do modelo da montadora de origem alemã. Somente no mês de novembro, foram vendidos 1.225 veículos.

NÚMEROS

Peugeot 207 Passion XS

VW Polo Sedan

Motor

1.6 16V Flex

1.6 8V Total Flex

Potência

110 cv (g) / 113 cv (a) a /CF5.600 rpm

101 cv (g) / 104 cv (a) a 5.250 rpm

Torque

14,2 mkgf (g) / 15,5 mkgf (a)

a 4.000 rpm

15,4 mkgf (g) / 15,6 mkgf (a)

a 2.500 rpm

Velocidade máxima

195 km/h

187 km/h (g) / 189 km/h (a)

Aceleração de 0 a 100 km/h

9,8 s

11,6 s (g) / 11,3 s (a)

Comprimento

4,23 metros

4,19 metros

Altura

1,44 metro

1,50 metro

Entreeixos

2,44 metros

2,46 metros

Peso

1.177 quilos

1.123 quilos

Porta-malas

420 litros

432 litros

Tanque

50 litros

45 litros

Peugeot vem mais recheado

Quando se pensa em equipamentos, o 207 Passion sai na frente e com boa vantagem. Embora custe apenas R$ 650 a mais que o rival, vem de fábrica bem mais recheado.

Os dois sedãs compactos premium vêm de série com itens como ar-condicionado, direção hidráulica e computador de bordo.

Mas o Passion oferece ainda faróis de neblina, rodas de liga leve com aro de 15 polegadas e travas, vidros e retrovisores externos com acionamento elétrico. Todos esses equipamentos são opcionais no Polo e, se o comprador desejar incluí-los no veículo, pagará mais R$ 6.260 por eles, o que elevará o preço do sedã para R$ 52.110, uma diferença de R$ 5.610 em relação ao Peugeot.

O 207 Passion ainda sai de fábrica com outros dois itens de segurança e conforto: o sensor crepuscular - que permite o acionamento automático dos faróis quando anoitece ou em locais escuros - e o sensor de chuva, que aciona o limpador do pára-brisa quando necessário.

Entretanto, o Peugeot deixa de oferecer opcionais importantes, como bolsas infláveis para motorista e passageiro (air bag duplo) e freios antitravamento (ABS). Esses itens de segurança são oferecidos apenas na versão XS automática, que custa R$ 50,5 mil e já sai de fábrica com os freios ABS. Para essa configuração, o air bag duplo é opcional e vem junto com bancos de couro, encarecendo o modelo em R$ 5.000.

O Volkswagen, mais flexível na oferta de opcionais, dispõe de air bags frontais em um pacote juntamente com os freios ABS com EBD (distribuição eletrônica de frenagem), por R$ 2.920.

O sedã compacto pode ser incrementado ainda com itens como controlador de velocidade, também chamado de piloto automático, por R$ 570, e sensor de estacionamento, que pode ser adquirido por R$ 695.

EQUIPAMENTOS

Peugeot 207 Passion XS

VW Polo Sedan 1.6

Preço básico

R$ 46.500

R$ 45.850

Air bag duplo

Não-disponível

Opcional R$ 2.920) *

Ar-condicionado

Série

Série

Bancos revestidos de couro

Não-disponíveis

Não-disponíveis

CD player com MP3

Acessório

Opcional (R$1.235)

Computador de bordo

Série

Série

Controlador de velocidade

Não-disponível

Opcional (R$570)

Direção hidráulica

Série

Série

Faróis de neblina

Série

Opcionais (R$ 550)

Freios ABS

Não-disponíveis

Opcional (R$ 2.920) *

Rodas de liga leve

Série (15”)

Opcionais (15” – R$ 1.875)

Sensor de estacionamento

Acessório

Opcional (R$695)

Sensores de chuva e crepuscular

Série

Não-disponíveis

Trio elétrico

Série

Opcional (R$ 3.835)

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;