Automóveis Titulo Caminhão
Iveco lança semipesado Tector
Sueli Osório
Enviada a Búzios (RJ)
10/12/2008 | 07:10
Compartilhar notícia


A Iveco apresentou em Búzios seu mais novo produto, o caminhão semipesado Tector, modelo baseado na mais recente versão do EuroCargo, apresentada em maio na Europa.

O Tector é o quarto veículo lançado pela Iveco no Brasil em pouco mais de 12 meses - depois dos novos Daily, Stralis e Trakker. Será produzido no Centro Industrial Integrado da Iveco de Sete Lagoas (MG) e também na fábrica de Córdoba, na Argentina. A unidade brasileira entrará em operação em janeiro e terá capacidade para produzir até 12 mil veículos por ano, o dobro da unidade de pesados atual. Lá também serão montados os modelos Stralis, Trakker e Cavallino. Também será mantido em produção o modelo EuroCargo atual, nas versões 4x2 e em uma nova opção 6x4.

A gama Iveco Tector chega com uma inédita versão 6x4, com câmbio de dez marchas sincronizadas. Outra inovação é a inclusão na linha de um cavalo mecânico, o primeiro modelo deste tipo oferecido pela Iveco no segmento de semipesados no Brasil.

O semipesado será oferecido com três opções de caixas de transmissão e quatro diferentes entreeixos. Considerando as versões plataforma 4x2 e 6x2, a linha Tector poderá ser configurada em 14 versões, adaptando-se às diversas aplicações típicas do segmento entre 16 e 26 toneladas de PBT (Peso Bruto Total). A cabine, nas versões curta e leito, tem o mesmo visual do novo EuroCargo recém-lançado na Europa. O painel de instrumentos inclui um computador de bordo com múltiplas funções. Na cabine leito, a cama possui 1,90 metro por 62 centímetros.

O motor Tector, que dá nome ao modelo, de seis cilindros e 5,9 litros, tem 250 cv de potência - 10 cv a mais que a versão mais forte utilizada no EuroCargo - e 96,86 mkgf de torque máximo.

O presidente da Iveco América Latina, Marco Mazzu, afirma que a empresa espera vender entre 1.500 e 1.800 unidades do novo caminhão em 2009, o que significa aumentar a participação da marca de 5,5% para 8% ou 9% no segmento de semipesados. Como as vendas só começam em fevereiro, os preços ainda não foram divulgados.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;