Internacional Titulo Rússia
Morre Alexis II, patriarca ortodoxo de todas as Rússias

Alexis II dirigia a maior igreja ortodoxa russa desde 1990 e era muito ligado ao premiê Vladimir Putin

Da AFP
05/12/2008 | 08:49
Compartilhar notícia


O patriarca russo vinha apresentando sérios problemas de saúde nos últimos anos. Em meados de 2007, rumores de que ele teria morrido foram desmentidos.

A imprensa russa informou que o possível sucessor será o metropolita (bispo da metrópole) Kiril, de Smolensk e Kaliningrado, chefe do Departamento para as Relações Eclesiásticas Externas do Patriarcado de Moscou.

Alexis II, muito ligado ao primeiro-ministro e ex-presidente Vladimir Putin, dirigia a maior igreja ortodoxa russa desde 1990. Restabeleceu, com o apoio do Kremlin, a influência de sua igreja em um país que saía de 70 anos de ateísmo do regime soviético.

"Estou emocionado, tinha um imenso respeito por ele", declarou à agência Interfax o último presidente soviético, Mikhail Gorbachov, pai da 'perestroika', que permitiu a abertura do regime.

Alexis II era uma figura muito respeitada na Rússia, muito presente na política e em meios de comunicação.

Durante sua gestão teve momentos de tensão com os católicos, que acusava de atividades "proselitistas" na Rússia, e se negou a receber o Papa João Paulo II. Uma aproximação com o Vaticano era esboçada desde a eleição de Bento XVI.

No entanto, em junho, Alexis II reiterou que o "proselitismo" católico representava um "problema nas terras tradicionalmente ortodoxas da Rússia e de outros países" da hoje extinta União Soviética.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;