Economia Titulo Crise
Recessão nos EUA reativa a tempestade na Ásia

As Bolsas asiáticas registraram perdas e as européias caem afetadas pela notícia de recessão nos EUA

Da AFP
02/12/2008 | 08:00
Compartilhar notícia


As Bolsas asiáticas registraram perdas consideráveis nesta terça-feira, afetadas pela notícia de que os Estados Unidos estão em recessão. O anúncio de um corte de um ponto percentual na taxa básica de juros na Austrália (a 4,25%) e de novas medidas para facilitar o crédito no Japão não foram suficientes para impedir baixas colossais.

A queda foi generalizada: -6,35% em Tóquio, -5% em Hong Kong, -3,3% em Seul e -4,2% em Sydney.

"Os dados econômicos parecem apontar para uma economia que vai de mal a pior. A inquietação geral é de que a recessão seja mais severa que o esperado", comentou Owen Fitzpatrick, do Deutsche Bank.

O Banco do Japão anunciou nesta terça-feira uma nova série de medidas para permitir que as empresas debilitadas pela crise financeira tenham acesso a crédito, em uma tentativa de frear a recessão que afeta a segunda maior economia mundial.

O comitê de política monetária decidiu ainda, por unanimidade, manter a taxa básica de juros em 0,30%.

As cotações do petróleo alcançaram nesta terça-feira, no início das negociações na Europa, os menores níveis desde 2005, em um mercado preocupado com a redução do consumo.

O barril de Brent do Mar do Norte para entrega em janeiro era negociado a 46,03 dólares, o menor nível desde 18 de fevereiro de 2005, em uma queda de US$ 1,94 em relação ao fechamento de segunda-feira.

O barril do West Texas Intermediate (WTI), negociado no mercado eletrônico em Nova York, perdia 1,92 dólar a US$ 47,36 dólares, o menor nível desde 20 de maio de 2005.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;