Internacional Titulo Mumbai
Mortos em ataques terroristas na Índia sobem para 125

Chefe da polícia local avisou que esse número poderá crescer consideravelmente. Ataques começaram ontem

Da AFP
27/11/2008 | 09:07
Compartilhar notícia


Uma nova contagem divulgada nesta quinta-feira revelou que já são 125 as pessoas mortas em Mumbai, capital econômica da Índia, vítimas de uma série de atentados cometidos por terroristas islâmicos. O chefe da polícia local, Hassan Gafoor, advertiu que esse número ainda poderá crescer consideravelmente.

Nesta quinta, o Exército indiano lançou uma ofensiva contra os islamitas armados que mantinham inúmeros estrangeiros como reféns em dois hotéis de luxo. Uma parte das vítimas — as que estavam no hotel Taj Mahal — foi libertada, mas a outra — do hotel Oberoi — permanece sob o poder dos terroristas. Policiais e soldados que tentavam retomar o controle dos prédios trocaram tiros com os seqüestradores, ao mesmo tempo em que eram ouvidas explosões na região.

Os atentados foram reivindicados por um grupo islamita até agora desconhecido que se apresentou como "Deccan Mujahedines" (nome de uma região do centro da Índia).

Um dos terroristas envolvidos nos ataques afirmou, em uma entrevista a um canal de televisão, que o grupo luta para fazer com que o islamismo não seja mais perseguido na Índia.

"Os muçulmanos na Índia não deveriam ser perseguidos. Amamos nosso país, mas quando nossas mães e irmãs eram assassinadas, onde estava todo o mundo?", declarou o terrorista ao canal Índia TV, antes de exigir a libertação de todos os militantes islamitas detidos no país.

Indignação - Os atentados provocaram uma onda de indignação internacional, especialmente de Washington, Londres e da União Européia.

"Estes atentados intoleráveis em Mumbai terão uma resposta enérgica", afirmou o primeiro-ministro britânico Gordon Brown, que expressou solidariedade ao governo indiano.

"Condenamos firmemente os atentados terroristas que aconteceram em Mumbai", declarou o porta-voz do Departamento de Estado americano, Robert Wood. A Casa Branca também manifestou disposição de ajudar o governo indiano.

O presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, condenou os atentados e disse que Washington deve trabalhar para estreitar os vínculos com Nova Délhi e outros países para "eliminar as bases e destruir as redes terroristas".

Já a presidência francesa da UE (União Européia) manifestou "horror e indignação".

O governo do Brasil, por sua vez, expressou "profundo pesar" com os trágicos atentados em Mumbai e condenou todas as formas de terrorismo, em um comunicado divulgado pelo Ministério das Relações Exteriores.

O porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, afirmou que os atentados foram "trágicos e aterrorizantes".

Emirados Árabes Unidos, Qatar e Kuwait, países do Golfo com importantes comunidades indianas, também condenaram os ataques.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;