Internacional Titulo Palestina
Abbas é designado presidente da Palestina pela OLP
Da AFP
23/11/2008 | 12:47
Compartilhar notícia


O presidente da Autoridade Palestina, Mahmud Abbas, cujo mandato após 8 de janeiro de 2009 não é reconhecido por seu rival Hamas, foi designado neste domingo "presidente da Palestina por uma instância-chave da OLP", anunciaram as autoridades.

O CCOLP (Conselho Central da Organização de Libertação da Palestina), reunido em Ramallah, na Cisjordânia, designou Abbas como "presidente do Estado da Palestina" após uma votação, segundo as mesmas fontes.

O CCOLP conta com 120 membros, dos quais a maioria votou a favor da manutenção de Abbas no cargo.

Essa medida parece destinada a reforçar Abbas frente aos islamitas do Hamas, que controlam Gaza e que já anunciaram que, depois de 8 de janeiro de 2009, não reconhecerão Abbas como presidente da Autoridade Palestina.

O Hamas se baseia na Constituição da Autoridade Palestina, que estabelece quatro anos para o mandato de seu presidente. Abbas foi eleito em 8 de janeiro de 2005.

Já o Fatah, ligado a Abbas, apóia-se na lei eleitoral, que estipula que as eleições presidenciais e legislativas devem ser realizadas no mesmo dia, motivo pelo qual o mandato de Abbas deve se prolongar por mais um ano. O atual Parlamento, dominado pelo Hamas, foi eleito em janeiro de 2006, para um mandato de quatro anos.

O Estado Palestino foi proclamado simbolicamente em 1988 por Yasser Arafat, mas ainda não foi reconhecido, devido à ocupação israelense.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;