Política Titulo Diadema
Filippi já não se considera mais prefeito
Elaine Granconato
Do Diário do Grande ABC
23/11/2008 | 07:40
Compartilhar notícia


A menos de 40 dias do fim do segundo mandato consecutivo, o prefeito de Diadema, José de Filippi Júnior (PT), já não se considera mais um chefe de Executivo do ponto de vista político. "Agora sou administrativo", afirmou o petista anteontem, durante o encontro que reuniu em hotel paulista os 64 prefeitos petistas eleitos do Estado de São Paulo, além de 41 vices e 522 vereadores de 300 municípios.

Na Prefeitura, parte de seu secretariado participa das reuniões de transição do governo Mário Reali (PT), deputado estadual eleito para assumir o seu lugar como chefe do Executivo, a partir de 1º de janeiro de 2009. Na prática, Filippi exerce agora papel apenas de zelador da administração.

Durante o ano de 2006, Filippi também deixou a Prefeitura em segundo plano, quando foi tesoureiro na campanha à reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Naquele ano, foram cerca de 210 dias fora - em torno de sete meses de licença. Na maior parte do tempo foi substituído pelo vice-prefeito Joel Fonseca (PT), que não conquistou uma cadeira no Legislativo na última eleição.

Sucessor - Nome forte para sair candidato a deputado federal em 2010 por Diadema, Filippi desconversou sobre o possível representante do PT para a Assembléia Legislativa do Estado, no lugar do deputado estadual eleito prefeito.

"Não vamos colocar a carroça na frente dos bois", brincou Filippi, ao ressaltar outras prioridades para o momento, como a montagem do governo por parte do petista e a articulação com o Legislativo.

A mesma saída foi dada pelo presidente municipal do PT, Antonio Fidelis, que integra a equipe de transição do petista. "Esse tema ainda não entrou em discussão porque estamos priorizando a transição", contou. O presidente afirmou que o nome será avaliado a partir da segunda quinzena de janeiro.

Sem citar nenhum possível candidato, Fidelis disse que o partido tem interesse em sair com candidatos a deputados estadual e federal. "O PT de Diadema tem um trabalho organizado e várias lideranças", disse, ao confirmar Filippi como um "nome forte" para a Câmara dos Deputados.

Homenagem - Na inauguração da sede da GCM (Guarda Civil Municipal), na última semana, o prefeito por três mandatos já havia demonstrado um ar de despedida. A partir de 2009, pretende atuar como engenheiro civil, profissão acadêmica abandonada por conta da política.

Antes, no entanto, será homenageado com o título de cidadão diademense, em cerimônia marcada para o dia 5 de dezembro, às 19h, no Teatro Clara Nunes, no Centro. O projeto é assinado pelo vereador José Queiroz Neto, o Zé do Norte (PT).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;