Internacional Titulo Ameaça
Radar antimísseis dos EUA em Israel entrará em operação em dezembro
Da AFP
22/11/2008 | 10:38
Compartilhar notícia


O poderoso radar antimísseis, que os Estados Unidos instalaram no final de setembro em Israel para reforçar sua defesa frente a eventuais disparos mísseis balísticos, entrará em operação a partir de meados de dezembro.

Os militares norte-americanos, que ficarão encarregados de seu funcionamento, estão efetuando os últimos testes, indicou a emissora.

Esse radar, com alcance superior a 2 mil quilômetros, foi instalado no deserto de Neguev (sul de Israel).

A instalação ocorreu em meio à preocupação suscitada pelo polêmico programa nuclear iraniano e seus mísseis de longo alcance, e pelas declarações ameaçadoras de vários dirigentes iranianos relativas a Israel.

O chefe do Estado-Maior do Exército israelense, general Gaby Ashkenazi, viajou para Washington em julho e assegurou que seu país "se prepara para todas as opções" para conter o programa nuclear iraniano.

Israel e Estados Unidos acusam o Irã de querer produzir uma arma nuclear, amparado em seu programa nuclear civil.

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, e o primeiro-ministro israelense de transição, Ehud Olmert, deverão abordar a ameaça nuclear iraniana na em declarações concedidas na segunda-feira em Washington.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;