Automóveis Titulo Futuro
Tecnologia do amanhã
Marcelo Monegato
Do Diário do Grande ABC
19/11/2008 | 07:02
Compartilhar notícia


A busca por novas tecnologias é constante. Desenvolver sistemas que, dentro de alguns anos, poderão estar nas motos, nos carros, ônibus e caminhões movimenta montanhas de dinheiro em todo o mundo.

Seguindo essa tendência, a Visteon e a 3M, em um trabalho conjunto, desenvolveram um protótipo que mostra bem como poderão ser os carros dentro de cinco ou dez anos. Batizado por seus criadores de Carro dos Sonhos, o modelo, um utilitário esportivo BMW X5, oferece mais de 50 inovações tecnológicas de eletrônica, climatização e acabamentos.

Apesar de apresentar alguns detalhes visuais externos diferenciados, como os faróis, as principais atrações do protótipo estão no interior. Destaque para o painel de controles no console central iluminado automaticamente a partir da aproximação da mão do motorista ou do passageiro. Nele estão acoplados todos os comando de rádio, TV, DVD, CD, game, bluetooth e ar-condicionado.

Falando em ar-condicionado, o conceito traz um filtro com maior poder de purificação e utiliza CO2 como gás refrigerante.

Outras duas tecnologias interessantes são o VLIM, material laminado sensível ao toque feito para cobrir peças de plástico, melhorando o acabamento do painel, e o Transluced Skin, que possibilita manter alguns sinais invisíveis no painel durante o dia, mas que, à noite, quando o motorista acende o quadro de instrumentos, conferem ao modelo uma iluminação única. Ainda no quesito acabamento, a 3M desenvolveu o revestimento Trim Film, que imita madeira ou metal.

Outra surpresa é o Transmissive Film. Com essa tecnologia, as informações do painel de instrumentos digital podem ser visualizadas só pelo motorista, graças a uma iluminação focal específica.

Por fim, destaque especial para o Solar Reflecting Film, uma fina película não-metálica introduzida no meio do pára-brisa e que impede a entrada de raios infravermelhos sem prejudicar a passagem de luz visível.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;