Economia Titulo Mercado
Bolsas caem com retração na Europa
Da AFP
13/11/2008 | 10:12
Compartilhar notícia


As Bolsas européias fecharam com tendência mista nesta quinta-feira, arrastadas pelas fortes perdas em Tóquio e Wall Street na véspera, depois que o governo dos Estados Unidos anunciou que não comprará os ativos podres dos bancos e pelo temor de recessão na Europa.

A Bolsa de Paris fechou em alta de 1,10% com seu índice CAC 40 situado nos 3.269,46 pontos. O índice Dax de Frankfurt também fechou em leve alta de 0,62% a 4.649,52 pontos, apesar o PIB alemão ficar no vermelho pelo terceiro trimestre consecutivo, sinônimo de recessão. A Bolsa de Londres, por sua vez, fechou em leve baixa de 0,31%, com seu índice Footsie 100 situado nos 4.169,21 pontos.

Na região Ásia-Pacífico, a quinta-feira foi difícil, depois do anúncio que a Alemanha, maior economia da zona euro, já entrou em recessão: Tóquio caiu 5,25%, Hong Kong 5,15% e Sydney 5,9%. Seul também fechou no vermelho, -3,15%.

Exceção à regra, Xangai teve alta de 3,68%, atribuída pelos analistas ao anúncio do governo chinês de medidas fiscais para favorecer o setor exportador.

A Bolsa do Kuwait suspendeu nesta quinta-feira as operações após uma determinação judicial, que pretende limitar a desvalorização do índice e as perdas dos investidores.

"Parece que os mercados terão outros tropeços nos próximos dias", disse Patrick Crabb, corretor da Goldman Sachs JB Were em Melbourne.

"Saímos do olho do furacão, mas agora estamos sentindo toda a força da tempestade", acrescentou.

A tormenta ganhou intensidade na quarta-feira, quando o secretário do Tesouro americano, Henry Paulson, anunciou que o governo abandonou a idéia de comprar ativos podres dos bancos, por considerar mais eficaz investir diretamente no capital destas instituições.

O anúncio derrubou a Bolsa de Nova York, que fechou em queda de 4,73% no índice Dow Jones e de 5,17% na Nasdaq.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;