Internacional Titulo RDCongo
Rebelião congolesa avança 20 km pelo leste da RDC
Da AFP
13/11/2008 | 09:02
Compartilhar notícia


A rebelião de Laurent Nkunda avançou pelo menos 20 km no leste da RDC (República Democrática do Congo) e nesta quinta-feira estava às portas de Kanyabayonga, uma cidade estratégica, segundo fontes concordantes.

"Estamos na entrada de Kanyabayonga", afirmou o porta-voz do CNDP (Congresso Nacional pela Defesa do Povo, rebelião), Bertrand Bisimwa, contatado por telefone desde Kinshasa.

O avanço rebelde aconteceu praticamente sem combates, já que os soldados do exército congolês já haviam fugido, segundo Bisimwa.

Segundo duas fontes independentes, os rebeldes estavam na quarta-feira à noite a menos de 10 km ao sul de Kanyabayonga.

Esta cidade, a cerca de 100 km ao norte de Goma - capital da província de Kivu Norte - havia sido no início da semana cenário de saques e atrocidades em grande escala cometidos por soldados congoleses, insatisfeitos pela decisão do Exército de efetuar um envio operacional.

As principais estradas de Kivu Norte convergem em Kanyabayonga, que fecha o acesso ao norte da província.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;