Turismo Titulo UFO
Chile lança rota ufológica
Heloísa Cestari
Do Diário do Grande ABC
13/11/2008 | 07:04
Compartilhar notícia


 

Objetos estranhos no céu, marcas misteriosas no chão e relatos de seres extraterrestres levaram a cidade de San Clemente, na cordilheira do centro do Chile, a lançar um roteiro nada convencional: o de turismo ufológico. A rota consiste em um caminho, de cerca de 30 quilômetros, passando por lugares onde os supostos discos voadores teriam sido vistos.

"Estamos apoiando a formação dessa rota ufológica porque os especialistas dizem que essa é uma zona quente para vê-los", disse o diretor do Sernatur (Serviço Nacional de Turismo), Oscar Santelices, que fez uma promoção conjunta com a prefeitura de San Clemente para captar turistas interessados neste fenômeno do outro mundo.

Situado a 250 quilômetros da capital Santiago, o município concentra mais de 100 registros de passagens de Ovnis (Objetos Voadores Não-identificados) desde 1995, o que levou os ufólogos a avaliarem a localidade como ‘zona quente'.

De acordo com o presidente do Aion (Grupo de Pesquisas Ovniológicas do Chile), o ufólogo Rodrigo Fuenzalida, entre janeiro de 1995 e meados de 1996 houve de um a dois eventos comprovados por semana. Ele mesmo diz ter testemunhado um desses fenômenos em fevereiro passado. "Era um objeto alaranjado, que ficou a uns 400 metros de distância, com movimentos oscilantes", descreveu o ufólogo.

O ponto mais instigante do trajeto atende pelo nome de El Enladrillado. Trata-se de uma área repleta de blocos gigantescos de rochas vulcânicas, com até 10 toneladas cada. Dizem os moradores que a localidade - situada a 60 quilômetros do Centro de San Clemente e a 2.300 metros de altitude - seria o ponto preferido dos seres de outros mundos para a aterrissagem das naves.

"El enladrillado é a parte central da rota ufológica, que contará com placas detalhadas sobre os eventos, além de hotéis, cabanas, campings e restaurantes", afirmou o diretor municipal de turismo de San Clemente, Juan Carlos Cerro.

A alta incidência de relatos envolvendo Ovnis e seres extraterrestres, no entanto, não é garantia de um roteiro turístico cheio de experiências do outro mundo. "Em nenhum caso podemos garantir ao turista que, se vier a San Clemente, verá um Ovni", adverte o responsável pelo Sernatur.

Mas, caso não aviste luzes misteriosas no céu, não se preocupe: além de San Clemente, o Chile abriga vários outros cartões-postais considerados propícios para a observação de discos voadores e demais manifestações do gênero, como o Deserto do Atacama e a localidade de Huara, no Norte do país, além de Punta Arenas e Puerto Natales, na inóspita região da Patagônia, no extremo Sul. E com uma vantagem: vendo Ovnis ou não, estes destinos já constituem, por si sós, uma aventura e tanto.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;