Internacional Titulo Paloma
Furacão Paloma ganha força e se torna 'extremamente perigoso'

Furacão que assola as Ilhas Cayman ganhou força e passou para a categoria 4 na escala de Saffir Simpson

Da AFP
08/11/2008 | 09:43
Compartilhar notícia


O furacão Paloma, que assola atualmente as Ilhas Cayman, ganhou força e passou para a categoria 4 na escala de Saffir Simpson, que tem cinco níveis, tornando-se "extremamente perigoso" antes de chegar a Cuba, alertou neste sábado o NHC (Centro Nacional dos Furacões), com sede em Miami (Flórida, sul dos EUA).

Com ventos de quase 215 km/h, "o Paloma é agora um furacão extremamente perigoso, de categoria 4 na escala de Saffir Simpson", destacou o NHC em comunicado.

Na manhã deste sábado, fortes ventos e chuvas torrenciais se abateram sobre as Ilhas Cayman durante a passagem do furacão, que segue seu caminho em direção a Cuba, onde deve chegar neste domingo.

As autoridades das Ilhas Cayman, um território britânico ao sul de Cuba conhecido tanto por suas praias paradisíacas quanto por suas vantagens fiscais, pediram aos habitantes que fiquem em suas casas.

Às 10h30, o olho do furacão estava perto da ilha de Brac, uma das maiores do arquipélago, cerca de 280 km ao sudoeste da cidade cubana de Camaguey, destacou o NHC.

O furacão, que se dirige para o nordeste a uma velocidade de 11 km/h, deve ganhar ainda mais força antes de peder intensidade ao atingir as costas cubanas, na noite deste sábado, acrescentou.

Segundo o NHC, o furacão deve provocar chuvas torrenciais de 12 a 25 cm nas Ilhas Cayman e nas províncias do centro e do leste de Cuba.

Milhares de pessoas começaram na última sexta-feira a evacuar as regiões cubanas ameaçadas pela passagem do Paloma, que será o terceiro furacão a atingir a ilha em 60 dias.

Ainda sob o choque das destruições provocadas há dois meses por outros dois furacões, Cuba decretou neste sábado a fase de alerta máximo em oito províncias do centro e do leste, informou a Defesa Civil.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;