Internacional Titulo Eleições/EUA
Perfil: John McCain faz da experiência a sua aliada
Da AFP
04/11/2008 | 08:01
Compartilhar notícia


O senador John McCain, 72 anos, candidato do Partido Republicano à presidência dos Estados Unidos, fez da experiência a sua aliada na campanha à Casa Branca. "Eu não sou o mais jovem dos candidatos, mas o mais experiente", disse a um pequeno grupo de eleitores em Portsmouth (New Hampshire) em 25 de abril de 2007, quando seu nome foi oficialmente lançado à corrida presidencial.

Filho de um almirante, McCain participou da guerra no Vietnã e, atualmente, seu filho está em missão no Iraque. Em 1967, quando o avião de combate em que estava foi atingido por um míssil vietcongue, ficou detido durante cinco anos e meio na condição de prisioneiro de guerra. Até hoje, mostra seqüelas físicas deste episódio. Casado duas vezes, o senador é pai de sete filhos.

McCain não é popular somente entre os republicanos. Ele redigiu junto com Edward Kennedy, ícone da esquerda americana, um projeto de lei sobre a regularização dos imigrantes clandestinos. E denunciou no Congresso a prática da tortura.

O senador de Arizona afirma representar a integridade e o "straight talk express", algo como a sinceridade nos discursos. Ele é contrário ao aborto e dá garantias nesse sentido à direita religiosa.

Em 2000, depois de oito anos de presidência democrata, McCain se lançou pela primeira vez na corrida à Casa Branca, mas logo nas primárias do Partido Republicano foi derrotado pelo então rival George W. Bush. Apesar do resultado, ele se mostrou leal à presidência de Bush.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;