Política Titulo Eleições
Candidatos evitam declarações na véspera
Leandro Laranjeira
Do Diário do Grande ABC
26/10/2008 | 07:23
Compartilhar notícia


Tecnicamente empatados na última pesquisa Diário/Ibope com vistas à sucessão em Santo André, Aidan Ravin (PTB) e Vanderlei Siraque (PT) optaram por ficar longe da imprensa para evitar declarações que pudessem comprometê-los na véspera da eleição mais acirrada deste ano no Grande ABC. Nenhum deles divulgou agenda de compromissos no último dia de campanha.

A assessoria de Aidan chegou a dizer que o prefeiturável participaria de carreatas, mas em momento algum indicou os locais. Apesar dos insistentes contatos por telefone, não foi possível localizar Aidan nem mesmo para que ele comentasse a pesquisa Ibope divulgada anteontem, cujo resultado é favorável a ele - pela primeira vez, assumiu a liderança, com 51% dos votos válidos contra 49% do adversário.

Siraque cumpriu agenda normalmente, informou a assessoria, mas os compromissos "não seriam abertos à imprensa" - embora boa parte dos eventos tenha ocorrido na rua, segundo fontes petistas.

A atitude, lamentavelmente, ocorre justamente no momento em que Siraque é superado na pesquisa. Sobre a ligeira desvantagem de dois pontos percentuais, a assessoria do situacionista limitou-se a dizer que o petista "não comentaria o resultado".

Apesar da dificuldade em falar com os candidatos, o sábado foi agitado no que diz respeito aos bastidores e com relação às militâncias. Durante todo o dia, pessoas envolvidas no processo eleitoral tentaram desqualificar o trabalho do concorrente com série de denúncias.

TÁTICA - Embora não tenha atendido a imprensa, Aidan explorou o resultado da pesquisa encomendada pelo Diário. A campanha petebista espalhou pela cidade 100 mil exemplares de material - em formato de jornal - ressaltando a "virada no segundo turno".

As quatro páginas do folheto veicularam 13 propostas do plano de governo de Aidan, entre as quais, Poupatempo da Saúde, Espaço Jovem e Moto-patrulha da Guarda Municipal, e divulgaram a importância de o eleitor comparecer aos colégios eleitorais hoje.

"Seu voto é muito importante. Você dará um cheque em branco para o próximo prefeito administrar um orçamento de R$ 1,7 bilhão, como também cuidar da qualidade de vida de cada um dos 667.891 moradores de Santo André?", questiona o material.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;