Internacional Titulo Desastre
Tempestades no Iêmen deixam pelo menos 64 mortos

58 pessoas foram vítimas das inundações e outras seis morreram fulminadas por raios no norte do país

Da AFP
25/10/2008 | 09:39
Compartilhar notícia


Pelo menos 64 pessoas morreram vítimas das inundações e tempestades que atingem o Iêmen desde quinta-feira, segundo um novo balanço de vítimas divulgado neste sábado pelo ministério do Interior iemenita.

Citado pela agência oficial Saba, o ministério indicou "haver contabilizado até a manhã deste sábado a morte de 58 pessoas nas inundações nas províncias de Hadramut e Mahara", no sudeste do país.

Outras cinco estão desaparecidas em Mahara. Uma contagem anterior dava conta de 41 mortos na região.

Além disso, seis pessoas morreram atingidas por raios, quatro delas nas províncias de Ta'izz e Lahj, no sul, e duas na região de Al Mahwit, no norte da capital, Sanaa, segundo as autoridades.

O mal tempo continuava neste sábado nas regiões da costa sudeste do Iêmen, onde as equipes de socorro já começaram a chegar. De acordo com habitantes do local, no entanto, fortes chuvas ainda atingem algumas regiões situadas no interior do país, afetadas pelas inundações.

Por outro lado, a situação era menos alarmante do que se afirmava na sexta-feira na cidade histórica de Shibam, incluída na lista do patrimônio mundial da Humanidade, segundo autoridades locais.

Pelo menos 733 casas, 84 edifícios públicos e três mesquitas foram destruídos ou sofreram danos no sudeste do país, de acordo com o ministério.

Cerca de 3.000 pessoas foram evacuadas nas regiões atingidas, enquanto as autoridades tentavam resgatar outros 800 habitantes, que ficaram isolados por causa das enchentes.

Os Emirados Árabes Unidos anunciaram uma ajuda de emergência às vítimas, e a Organização da Conferência Islâmica, baseada na Arábia Saudita, iniciou uma campanha para ajudar as pessoas atingidas pelas chuvas.

Ainda de acordo com as autoridades regionais, as inundações também provocaram danos significativos em estradas, redes elétricas e de distribuição de água potável.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;