Economia Titulo Crise
Instabilidade pode prejudicar investimentos na África
16/10/2008 | 07:18
Compartilhar notícia


A diretora para a África e o Oriente Médio do Bird (Banco Mundial), Ngozi Okonjo-Iweala, disse que a crise financeira no mundo industrializado pode ter um impacto sobre os investimentos, os programas de ajuda e o comércio com países africanos, informou na quarta-feira o jornal nigeriano Guardian.

"Se os países industrializados entrarem em recessão e os mercados
emergentes também, começaremos a sentir o impacto sobre as exportações africanas", disse à imprensa a ex-ministro das Finanças.

A responsável lançou também um apelo aos governos africanos para que administrem corretamente seus recursos e continuam realizando reformas, e disse que o Banco Mundial prevê quedas nos preços das matérias-primas de entre 20 e 25% no último trimestre do ano. "O alcance disso é, por enquanto, difícil de determinar", disse Okonjo Iweala.

Enquanto isso, a fome não pára de crescer e, hoje, afeta 923 milhões de pessoas nos quatro cantos do planeta, após a alta dos preços dos alimentos, decorrente da subida no valor das matérias-primas e do petróleo e da atual crise financeira, que ameaça agravar esse quadro.

Antes do encarecimento dos produtos alimentícios e dos distúrbios de setembro passado, o número de pessoas que passam fome era de 850 milhões, total que, em menos de dois meses, sofreu um forte aumento de mais 75 milhões, informou a FAO (Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação).

Segundo o jornal francês "Le Monde", que cita uma ONG, seriam necessários 30 bilhões de dólares por ano para erradicar a fome no mundo - "ou seja, menos de 5% do Plano Paulson", afirma o jornal, referindo-se ao plano de resgate bancário de 700 bilhões de dólares elaborado pelo secretário do Tesouro americano, Henry Paulson.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;