Economia Titulo Crédito
Bancos brasileiros não vêem retomada de linhas externas
10/10/2008 | 07:34
Compartilhar notícia


As linhas de crédito externo continuam escassas e a alternativa dos bancos para financiar as operações das empresas é buscar os recursos domésticos, conforme fontes consultadas.

O executivo de uma grande instituição brasileira, que preferiu não se identificar, afirmou que recebeu comunicado de dois bancos europeus suspendendo as operações até que a situação de liquidez da região melhore. "Não tenho visto um retorno e as linhas disponíveis têm custos abusivos", disse. Segundo o executivo, no caso de linhas de financiamento domésticas para clientes atuais não há problemas, o que ocorre é o encurtamento do prazo e a elevação das taxas de juros.

Dados divulgados pelo Banco Central ilustram a escassez para o financiamento ao comércio exterior. Em agosto, a taxa de captação foi de 14,3% ao ano, ante 9,3% em igual período de 2007.

O Banco do Brasil, maior operador desse tipo de contrato, não deverá cumprir neste ano a meta de US$ 14 bilhões em operações de comércio exterior. Até meados de setembro, foram realizados US$ 8,1 bilhões em contratos. Os novos estão sendo feitos com prazos menores, mesma estratégia adotada por outras instituições que atuam no segmento.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;