Política Titulo Eleições
Urnas eletrônicas deram 'show de civilização', diz Lula
Da Agência Brasil
06/10/2008 | 10:04
Compartilhar notícia


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva parabenizou nesta segunda-feira a Justiça Eleitoral brasileira - em especial o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) - e afirmou que "mais uma vez" o país demonstrou competência e organização. Apesar de 1.898 urnas eletrônicas substituídas em todo o país (5,01% do total), Lula afirmou que o equipamento deu "um show de civilização" durante o processo eleitoral.

"Acho extremamente importante uma eleição que envolveu mais de 5 mil municípios e mais de 130 milhões de eleitores transcorrer com a normalidade e com a tranqüilidade que transcorreu. Eu me sinto feliz porque, a cada eleição, a gente vai percebendo que o povo vai conquistando autonomia. O povo está fazendo o julgamento por aquilo que entende que é correto".

Em seu programa semanal Café com o Presidente, Lula destacou a quantidade de prefeitos reeleitos e disse que "se as pessoas estão fazendo uma boa administração" há reconhecimento da população, que mantém os candidatos governando. Ele ressaltou  o número de partidos que participam das eleições municipais este ano - um total de 27 registrados no TSE - e disse que o país conta com partidos e candidatos "para todos os gostos", o que contribui para o amadurecendo das instituições e o fortalecimento da democracia.

"Penso que é mais uma lição de democracia que o Brasil dá ao mundo com essas eleições de 2008. O cidadão tem que participar da eleição da sua cidade porque é o prefeito que vai cuidar da sua rua, de seu bairro, da escola municipal. Se ele não participa, depois não tem nem condições de cobrar. O mesmo vale nas eleições para deputados federais, estaduais, senador, governador e presidente".

Segundo turno - Para Lula, o sistema de voto eletrônico adotado durante o processo eleitoral brasileiro é "quase perfeito". Ele disse que tem conversado com presidentes de outras nações no sentido de "oferecer" a tecnologia brasileira.

"As eleições de alguns países chamados desenvolvidos, como os Estados Unidos, às vezes passam semanas sem ser apuradas. Aqui no Brasil você tem 130 milhões de eleitores votando e, depois de três ou quatro horas, já está sabendo o resultado na maioria das cidades. É uma demonstração de que vale a pena a gente acreditar e apostar nos avanços tecnológicos".

Em seu programa semanal Café com o Presidente, Lula considerou "extremamente importante" que o segundo turno das eleições municipais de 2008 tenha a mesma "qualidade" e "grandiosidade" do primeiro turno. Ele disse esperar que todos os candidatos que irão disputar o segundo turno "elevem o nível do debate" para que as pessoas se sintam "motivadas e engrandecidas em participar desse momento democrático brasileiro".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;