Automóveis Titulo
Boa visibilidade evita acidentes
Marcelo Monegato
Do Diário do Grande ABC
30/04/2008 | 07:07
Compartilhar notícia


O trânsito urbano aumenta a cada dia, o que nos obriga a ter mais cuidado para evitar acidentes. Alguns fatores são fundamentais para que o motorista faça a sua parte, dirigindo com segurança. E um deles é o cuidado com a visibilidade.

Quem nunca foi surpreendido por uma buzina de moto ao mudar de uma faixa para outra e logo em seguida se perguntou: “de onde veio esse cara?” Por isso, ter uma visão ampla de tudo o que está acontecendo é fundamental quando o assunto é direção.

De acordo com Emerson Feliciano, coordenador da área de pesquisa e desenvolvimento do Cesvi (Centro de Experimentação e Segurança Viária), uma boa visibilidade tem início dentro do próprio veículo. “Tudo começa antes mesmo de posicionar os retrovisores. Primeiro, o ideal é acertar a regulagem do banco para que o motorista se sinta confortável ao dirigir”, explica. “Depois, começamos a regular os espelhos.”

Para o especialista, alguns cuidados devem ser tomados no ajuste dos espelhos. “Com relação aos retrovisores externos, o correto é abrir o espelho de forma com que o condutor consiga enxergar uma pequena parte da lateral do próprio veículo.”

Outro ponto destacado por Feliciano está relacionado ao espelho interno que, segundo ele, é o mais importante. “O brasileiro comete alguns deslizes como, por exemplo, encher o tampão do porta-malas com sacolas de compras. Isso acaba com a visibilidade traseira.”

INIMIGOS

Práticas hoje consideradas comuns pelo motorista brasileiro podem prejudicar, e muito, a visibilidade. “A película escurecedora usada nos vidros pode reduzir a visibilidade do motorista, assim como os adesivos que são colados nos vidros traseiros e dianteiros”, explica. “A instalação de DVD player na parte dianteira do veículo, algo que está na moda, é outro inimigo.”

AMIGOS

Visando melhorar as condições visuais dos motoristas, muitas montadoras não param de trabalhar em novas tecnologias. A sueca Volvo, sinônimo de segurança automotiva, é uma dessas marcas, tanto que já desenvolveu para alguns de seus carros o BLIS (Blind Spot Information System).

“Em relação ao ponto cego é o que há de mais novo no mercado. O sistema conta com uma câmera embutida no retrovisor que tem alcance de 3 m na lateral e 10 m a partir da traseira do carro e capta qualquer objeto que esteja fora da linha de visão do motorista. Quando isso acontece, uma luz é acesa, informando o condutor sobre a presença de um veículo”, explica Vitor Franchini, gerente de pós-venda no Brasil e América Latina.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;