Turismo Titulo
Tesouros da história do Brasil
Christiane Ferreira
Do Diário do Grande ABC
17/04/2008 | 07:13
Compartilhar notícia


Os tesouros de Brasília não se resumem aos prédios do poder ou igrejas. Outras atrações, que ajudam a contar a história do País, devem ser visitadas.

 Uma delas é o Memorial JK. Projeto de Niemeyer para o amigo Juscelino Kubitschek, os dois andares da construção monumental guardam um completo acervo sobre a vida do presidente: é visita obrigatória para entender toda uma época.

 O Museu de Valores exibe as primeiras moedas a circular no Brasil, cunhadas no século 16 em Portugal, Espanha e nações invasoras, até os dias atuais.

 Coleções de pedras e cristais de todo o país podem ser encontradas no Museu Nacional de Gemas. Lá estão exemplares brutos e lapidados de diamantes, rubis e esmeraldas.

 Outro projeto de Niemeyer, o Memorial dos Povos Indígenas tem a forma redonda de uma maloca ianomâmi. Vasos, cestos, redes, cocares e colares de tribos de todo o País, acervo doado pelo antropólogo Darcy Ribeiro, reunido ao longo de 40 anos, podem ser vistos no local.

 O Museu da Imprensa exibe um bonito prelo inglês usado por Machado de Assis quando ainda era funcionário da Imprensa Oficial, aos 16 anos.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;