Turismo Titulo
Muitas crenças
Christiane Ferreira
Do Diário do Grande ABC
17/04/2008 | 07:12
Compartilhar notícia


“Entre os paralelos 15º e 20º Sul havia um leito muito largo e extenso que partia de um ponto onde se formava um lago. Quando escavarem as minas escondidas no meio desses montes, aparecerá aqui a grande civilização, a Terra Prometida de onde emana o leite e o mel.”

 Tal profecia é de 1883, de São João Dom Bosco, padroeiro de Brasília e o primeiro a idealizar a cidade. A capital do País abriga diversas crenças, que podem ser vistas ao longo de diversos templos religiosos, como igrejas católicas, mesquita, templo budista, igreja messiânica, entre outros.

 A Catedral Metropolitana é um dos principais projetos de Niemeyer. Tem 16 pilares curvados que se fecham no topo, para depois se abrirem, em pontas espetadas, na direção do céu. Construída abaixo do nível do solo, se mostra maior por dentro do que por fora.

 Três anjos esculpidos por Alfredo Ceschiatti pendem do teto, a mais famosa obra do local. Também estão expostas uma Via-Sacra de Di Cavalcanti e telas de Athos Bulcão.

 Em seu interior, os visitantes brincam com a acústica, já que uma palavra emitida em voz baixa a 25 metros de distância tem a nitidez de como tivesse sido falada de perto.

 Outro ponto imperdível é o Santuário Dom Bosco. Os vitrais azuis enormes, estreitos e compridos, do chão ao teto, dão a volta completa na igreja, emoldurados por finas colunas. Durante o dia, a luz natural tinge-se dos 12 tons de azul dos vidros, como se inundasse o templo com as cores do céu.

 A Igrejinha Nossa Senhora de Fátima, de 1958, foi o primeiro tempo religioso. Foi construída a pedido da então primeira-dama Sarah Kubitschek, para o pagamento de uma promessa. Visto de frente, o projeto de Niemeyer lembra o chapéu de uma freira.

OUTROS TEMPLOS

 A Mesquita do Centro Islâmico do Brasil é a única em Brasília e tem capacidade para 1.000 pessoas, em uma área de 2.800 metros quadrados. É considerada a maior mesquita da América Latina. Construída em arquitetura árabe, tem um minarete, torre de onde, no islamismo, o sacerdote chama os fiéis para as orações diárias.

 Já o Templo Budista da Terra Pura é uma réplica do existente em Fukui, no Japão. Uma estátua de Buda domina o altar central e o interior é todo dourado.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;