Turismo Titulo
Um sonho secular
Christiane Ferreira
Do Diário do Grande ABC
17/04/2008 | 07:08
Compartilhar notícia


Em 21 de abril de 1960 a estrutura básica de Brasília foi inaugurada. Os candangos, nome dado aos primeiros habitantes, comemoraram ao lado de Oscar Niemeyer, Israel Pinheiro, Lúcio Costa e Juscelino Kubitschek, os principais responsáveis pela construção da cidade.

 Apesar de ter somente 48 anos, a idéia de criar uma nova capital veio bem antes. Em 1823, José Bonifácio de Andrade e Silva, o Patriarca da Independência, propôs a edificação de uma nova capital no interior do Brasil.

 Setenta e nove anos depois foi nomeada uma Comissão Exploradora do Planalto Central do Brasil, que fez um levantamento sobre topografia, clima, geologia, flora, fauna e os recursos materiais.

 Somente em 1955 foi delimitada uma área de 55 mil metros quadrados onde localiza-se o atual Distrito Federal.

 A construção da nova capital teve início em abril de 1956, no comando do então presidente Juscelino Kubitschek, cujo governo lançou edital para a construção do Plano Piloto. Lúcio Costa foi o vencedor do projeto urbanístico.

 A criação partiu do traçado de dois eixos cruzados em ângulo reto como o sinal da cruz. Um destes eixos leva às áreas residenciais, sendo levemente inclinado, dando à cruz a forma de um avião.

 O outro, denominado Monumental, com 16 quilômetros de extensão, abriga os prédios públicos e os palácios do governo federal do lado Leste; no centro a rodoviária e a torre de TV e, no lado Oeste, os prédios do governo do Distrito.

 Brasília é formada pela Asa Norte, Asa Sul, setor Militar Urbano, Setor de Garagens e Oficinas, Setor das Indústrias Gráficas, Área de Camping, Eixo Monumental, Esplanada dos Ministérios, Setor de Embaixadas Sul e Norte, Vila do Planalto, Granja do Torto, Vila Telebrasília, Setor de Áreas Isoladas Norte e sedia os três poderes da República: Executivo, Legistlativo e Judiciário.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;