Mas não é só de desempenho que se faz um bom sedã. Espaço, conforto e boa lista de equipamentos também são fundamentais na hora de decidir a compra, juntamente com o preço.
Em espaço, o Vectra sai na frente. Com 7 centímetros a mais de comprimento e 10 cm a mais de distância entre eixos, o sedã da Chevrolet acomoda melhor os passageiros, inclusive as pernas de quem vai atrás. O Corolla, por sua vez, melhorou bastante o espaço para quem senta no banco traseiro por ter agora assoalho plano, como o Honda Civic, o que não ocorre no Vectra.
Ambos podem levar muita bagagem no porta-malas, mas o Vectra transporta 56 litros a mais.
EQUIPAMENTOS
Os dois médios saem de fábrica nessas versões com itens importantes como ar-condicionado (no Vectra, há saída para os passageiros do banco traseiro, o que não é disponível no Corolla), direção hidráulica no Vectra e com assistência elétrica no Corolla, travas, vidros e retrovisores elétricos, air bag duplo e transmissão automática de quatro velocidades.
Ponto positivo para o Corolla, que tem rádio/CD player de série, o que é acessório no Vectra. O Chevrolet, por sua vez, dispõe de uns mimos a mais, importantes para quem compra um modelo desse segmento. Com um toque na chave, por exemplo, é possível travar as portas, subir os vidros e acionar o alarme. Na versão XLi do Corolla, não há acionamento por radiofreqüência, o que obriga o motorista a fechar o carro com a chave na fechadura. Algo meio obsoleto.
O Chevrolet também conta com travamento automático das portas quando o veículo atinge a velocidade de 15 km/h, item que não é oferecido pelo Toyota.
O Vectra tem levantador elétrico dos vidros das portas com sistema de “um toque” para subida e descida. No concorrente, o recurso só é disponível para o vidro do motorista.
Enquanto o Vectra tem controlador de velocidade, conhecido popularmente como piloto automático, o Corolla não tem o equipamento. Por outro lado, o sedã da montadora de origem japonesa tem computador de bordo, o que não é oferecido pelo rival.
MERCADO
Essa fatia de mercado é liderada pelo Honda Civic, que teve 47.435 unidades vendidas em 2007 (29,67%), ante 34.464 do Corolla (21,56%) e 30.525 do Vectra (19,09%).
Nos três primeiros meses deste ano, o Honda aumentou sua participação para 37,02%, seguido do Vectra, com 16,59% e do Corolla, com 13,90%.
Números | Chevrolet Vectra Expression | Toyota Corolla XLi |
Motor | 2.0 8V Flexpower | 1.8 VVT-i 16V Flex |
Potência | 121 cv (g) / 127 cv (a) a 5.200 rpm | 132 cv (g) / 136 cv (a) a 6.000 rpm |
Torque | 18,3 mkgf a 2.600 rpm (g) / 19,6 mkgf a 2.400 rpm (a) | 17,3 mkgf (g) / 17,5 mkgf (a) a 4.200 rpm |
Velocidade máxima | 194 km/h (g) / 197 km/h (a) | Dado não informado |
Aceleração de 0 a 100 km/h | 12,3 s (g) / 11,9 s (a) | Dado não informado |
Comprimento | 4,61 metros | 4,54 metros |
Altura | 1,45 metro | 1,48 metro |
Entreeixos | 2,70 metros | 2,60 metros |
Peso | 1.260 quilos | 1.230 quilos |
Porta-malas | 526 litros | 470 litros |
Tanque | 58 litros | 60 litros |
EQUIPAMENTOS | Chevrolet Vectra Expression | Toyota Corolla XLi |
Preço básico | R$ 62.474 | R$ 65.090 |
Air bag duplo | Série | Série |
Ar-condicionado | Série | Série |
Bancos de couro | Não-disponíveis | Não-disponíveis |
Câmbio automático | Série (4 velocidades) | Série (4 velocidades) |
CD player | Acessório | Série |
Computador de bordo | Não-disponível | Série |
Controlador de velocidade | Série | Não-disponível |
Direção hidráulica | Série | Série (assistência elétrica) |
Faróis de neblina | Não-disponíveis | Não-disponíveis |
Freios ABS | Não-disponíveis | Não-disponíveis |
Retrovisores elétricos | Série | Série |
Rodas de liga leve | Acessórios | Não-disponíveis |
Travas elétricas | Série | Série |
Vidros elétricos | Série | Série |
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.