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Corolla acelera melhor
Sueli Osório
Do Diário do Grande ABC
16/04/2008 | 07:08
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Nesse concorrido segmento de sedãs médios, a disputa passa a ficar ainda mais acirrada com a chegada da décima geração do Toyota Corolla.

 Colocamos lado-a-lado o três-volumes da montadora de origem japonesa, produzido em Indaiatuba, na sua versão de entrada – XLi –, e o Chevrolet Vectra, produzido em São Caetano, na versão mais acessível – Expression –, ambos equipados com transmissão automática.

 Os dois modelos demonstraram equilíbrio, levando o duelo a um empate. Enquanto o Corolla apresenta desempenho superior, com um conjunto motor-transmissão muito bem ajustado e um rodar suave, o Vectra, por sua vez, tem preço mais em conta – R$ 62.474 ante R$ 65.090 –, tem mais espaço interno tanto para os passageiros como para a bagagem, no porta-malas, e oferece alguns itens de conforto que fazem diferença no dia-a-dia.

DESEMPENHO

 Dirigir o Corolla é muito agradável. Embora seja equipado com motor menor que o do concorrente – 1.8 16V ante o 2.0 8V do Vectra –, conta com 11 cv a mais que o do rival quando abastecido com gasolina e nove a mais quando o tanque é preenchido com álcool. Silencioso, seu propulsor garante saídas e retomadas rápidas.

 Sua transmissão automática, que agora vem com monitoramento eletrônico que faz reduções quando necessário, teve ainda as relações de marcha encurtadas, deixando o modelo mais ágil.

 O Vectra, por sua vez, é mais lento nas saídas e retomadas, mesmo contando com torque mais elevado. O câmbio poderia ser melhor escalonado.

 Ambos, porém, apresentam boa dirigibilidade, sendo que o Corolla tem direção mais leve e fácil de manobrar, por contar com assistência elétrica.

 Os dois sedãs também oferecem boa visibilidade e estabilidade, mesmo em curvas mais fechadas, quando os pneus permanecem com boa aderência ao solo.



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