Turismo Titulo
Foz do Iguaçu: maravilha das águas
Christiane Ferreira
Do Diário do Grande ABC
10/04/2008 | 07:04
Compartilhar notícia


A água, que hoje em dia tem tanta necessidade de ser preservada, ganha maior valor quando vista de perto em um cenário que tira o ar de qualquer visitante que aprecia a natureza. E na dança da força das águas está um dos maiores tesouros brasileiros, que, com toda justiça, deve ser dividido com a Argentina, já que está nos dois territórios: as Cataratas do Iguaçu.

 Para os turistas a notícia é boa: até o dia 20 de junho deste ano, quem comprar um pacote de cinco diárias, a quinta sai grátis. A promoção, chamada Temporada Boa em Foz, faz parte da iniciativa da Secretaria Municipal de Turismo, o Iguassu Convention & Visitors Bureau e a Itaipu Binacional, com o objetivo de despertar o interesse dos viajantes para visitar a cidade na baixa temporada, que vai deste mês até junho. No total, 34 hotéis aderiram ao programa.

 As Cataratas, que fazem parte do Parque Nacional do Iguaçu, são a maior floresta pluvial subtropical do mundo. A área tem 275 quedas, com uma altura superior a 75 metros, ao longo de 2,7 quilômetros do Rio Iguaçu.

 A Garganta do Diabo, com 90 metros de altura, é a maior e mais impressionante de todas as quedas, já que é o ponto de maior vazão das cataratas. A quantidade de água despejada na cratera provoca uma nuvem de vapor que pode ser observada a quilômetros de distância.

 A transformação geológica que originou as Cataratas começou há aproximadamente 150 milhões de anos e moveu terras em todo globo terrestre. Em Iguaçu essas mudanças criaram um enorme cânion, cheio de reentrâncias de pedra e pelo qual escorre o Rio Iguaçu, produzindo uma nuvem de vapor.

 Assim como o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, que no ano passado entrou para a lista das Novas 7 Maravilhas do Mundo, segundo a fundação suíça New7Wonders, as Cataratas do Iguaçu são fortes candidatas ao prêmio em 2010. Na primeira fase do concurso, que se encerra em janeiro de 2009, o Comitê Organizador informará as 21 candidatas e, em meados de 2010, serão divulgadas as sete maravilhas vencedoras.

 Apesar de a campanha ainda não ter sido lançada no mundo, já se pode conferir por meio do site www.natural7wonders.com. Para votar nas cataratas, basta acessar o site www.votecataratas.com e seguir as instruções.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;