Economia Titulo
Bancos ainda não divulgam custo de crédito
Kelly Zucatelli
Do Diário do Grande ABC
07/04/2008 | 07:11
Compartilhar notícia


A resolução 3.517 do Banco Central, de 6 de dezembro de 2007, que estipula a vigência do CET (Custo Efetivo Total), que concentra de maneira transparente todos os custos de um empréstimo, deveria já estar em prática pelas instituições bancárias, mas muitas delas ainda não começaram a cumprir a medida.

 A constatação da não execução foi feita pela Pro Teste (Associação de Consumidores), que visitou 20 bancos nas duas maiores capitais brasileiras, São Paulo e Rio de Janeiro.

 A Pro Teste vai notificar o Banco Central pelo descumprimento da resolução, uma vez que as instituições tiveram tempo para se preparar para a prática.

DIREITOS

 Com o CET, a pessoa que tomar empréstimo bancário saberá com detalhes o quanto desembolsará pela operação que pretende realizar.

 Além dos juros, o CET inclui outros encargos como seguros obrigatórios ou tarifas de aberturas de crédito. É um valor anual, que facilita a comparação e identificação de qual banco oferece crédito mais em conta.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;