Economia Titulo
‘Previdência foi campeã de demissões’, diz ministro
Daniel Trielli
Do Diário do Grande ABC
05/04/2008 | 07:15
Compartilhar notícia


O ministro da Previdência Social, Luiz Marinho, disse que a redução do déficit do sistema foi resultado de um aumento de ações contra fraudes. Ele também afirmou que em 2008 o Regime Geral Urbano (que não inclui o subsídio a trabalhadores rurais e as isenções a entidades filantrópicas, empresas optantes pelo Simples e exportadoras) terá saldo positivo.

Na semana passada, o secretário de Previdência Social do governo federal, Helmut Schwarzer, anunciou a revisão de R$ 43,9 bilhões para R$ 43 bilhões a previsão de déficit esperado para 2008. Para Marinho, que esteve sexta-feira em Santo André para dar uma palestra na Câmara Municipal, isso é resultado do combate às irregularidades. “Em 2008 já foram feitas 98 prisões de servidores e terceiros que participaram de fraude”, contou.

As demissões de servidores por causa de irregularidades passaram de 53 em 2005 e 46 em 2006 para 115 em 2007. “A Previdência foi a campeã de demissões de servidores do governo no ano passado”, destacou o ministro. “Isso é valorizar quem trabalha certo.”

Marinho contou que continua a campanha para diminuir os problemas de atendimento no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). “Estamos fazendo um esforço muito grande em busca do enquadramento dos prazos de atendimento. É evidente que precisamos de servidores. Estamos com o concurso já feito neste ano e esperamos mais concursos em 2009 e 2010”, ressaltou. É um conjunto de investimentos que têm um processo de maturação”, defendeu. “Não é uma solução que vem como uma varinha de condão.”

Marinho considerou “positiva” a sugestão do ministro do Trabalho, Carlos Lupi, de que a qualificação profissional seja obrigatória e gratuita (com a utilização do Sistema S – Senai, Senac etc) para pessoas que recebem seguro-desemprego. “Hoje há ausência de mão-de-obra qualificada no mercado”, disse. “Não é desejo de ninguém ficar encostado, sem poder trabalhar.”



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;