Economia Titulo
Governo qualificará quem está no Bolsa Família
Luciele Velluto
Do Diário do Grande ABC
05/04/2008 | 07:10
Compartilhar notícia


O Ministério do Trabalho e Emprego montou sexta-feira um cronograma para a implantação de cursos de qualificação voltados para os beneficiários do Bolsa Família de 13 regiões metropolitanas do País, incluindo São Paulo. O objetivo é capacitar trabalhadores para a área de construção civil para atender as demandas do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

Os cursos devem iniciar em agosto deste ano e neste mês as comissões locais irão avaliar as necessidades da região para a criação do projeto. Em maio, o governo também deve formar parcerias com instituições capacitadas para ministrar as aulas. Para o espaço físico, está em estudo usar o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e o Cefet (Centros Federais de Educação Tecnológica).

Segundo o diretor de Qualificação do ministério, Marcelo Aguiar, é a primeira vez que os beneficiários do Bolsa Família serão capacitados. “Isso vai dentro da discussão de trazer autonomia para as famílias que estão nos programas sociais”, diz.

O investimento nos cursos será de R$ 150 milhões, com o objetivo inicial de capacitar 200 mil pessoas. A expectativa mínima de inserção desses trabalhadores no mercado de trabalho é de 30%.

“Todas as famílias que estão nessas regiões e que são atendidos pelo Bolsa Família receberão uma carta convidando um membro da família para participar do curso. As inscrições poderão ser feitas nos centros públicos de trabalho”, explica Aguiar.

Os cursos devem ser criados nas cidades que receberão o PAC. Além da Região Metropolitana de São Paulo, Campinas e Baixa Santista também receberão o programa.

No Grande ABC, é provável que as cidades de Mauá, Santo André e São Bernardo possam receber o curso por conta das obras dos dutos Petrobras, que estão incluídos no PAC.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;