Economia Titulo
Vendas do varejo crescem 10,5% na Grande São Paulo
Verônica Lima
Do Diário do Grande ABC
04/04/2008 | 07:20
Compartilhar notícia


O comércio da Região Metropolitana de São Paulo registrou alta de 10,5% nas vendas em fevereiro em comparação ao mesmo período de 2007, segundo a PCCV (Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista), da Fecomercio (Federação do Comércio do Estado de São Paulo).

 Esta foi a melhor taxa de crescimento mensal dos últimos anos. Ainda é mais relevante se for considerada a forte base de comparação do primeiro bimestre de 2007. No acumulado do ano, o varejo tem alta de 8,1%.

 A maior elevação foi no setor de material de construção (23,5%). Entre os fatores que contribuíram para o resultado desse segmento estão o crédito para habitação, a melhoria de renda dos trabalhadores e o aquecimento do mercado imobiliário.

 Já os estabelecimentos comerciais do segmento eletrodomésticos e eletrônicos acusaram, em fevereiro, alta de 22,8% em relação ao mesmo mês do ano anterior, também impulsionados pela oferta de crédito, que influenciou diretamente no consumo das famílias.

 Outra categoria que apresentou crescimento foi o de concessionárias de veículos (20,3%), também por causa do crédito forte. Além disso, pesou também a notícia que os prazos de financiamentos seriam reduzidos.

 Mesmo com uma diminuição no ritmo das vendas devido ao maior comprometimento da renda da população com impostos e outros compromissos financeiros de início de ano, as lojas de vestuário, tecidos e calçados, tiveram em fevereiro incremento de 18% em seu faturamento, ante o mesmo período do ano anterior, completando 19 meses de crescimento consecutivo.

 Do outro lado, de acordo com o levantamento, apenas as lojas de departamento (11,8%) e autopeças apresentaram redução nas vendas (25,6%).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;