Turismo Titulo
Baleias: atração à parte
Christiane Ferreira
Do Diário do Grande ABC
03/04/2008 | 07:07
Compartilhar notícia


Nada melhor do que visitar o México e contemplar um dos mais belos espetáculos da natureza: a reprodução da baleia cinza. E este mês é o último para observar de perto a reprodução desses mamíferos.

 A cada ano, de dezembro a abril, a baleia cinza migra de Bering, Alasca, às águas mexicanas de Baja Califórnia Sur para se reproduzir. A espécie, com pele salpicada de cor negra, cinza e branca, formando desenhos característicos, habita somente a zona norte do Oceano Pacífico, sendo um dos mamíferos que realizam uma das migrações mais longas, pois percorre uma distância de aproximadamente 10 mil quilômetros.

 Como uma dança da natureza, em que tudo se encaixa perfeitamente, os filhotes vencem várias etapas até estarem prontos para retornar ao Alasca. Logo após o nascimento, o desafio dos recém-nascidos é nadar e respirar continuamente, até aprender a coordenar as duas atividades juntas.

 Na metade deste mês, quando os filhotes estão prontos para fazer uma longa viagem de retorno ao território norte-americano, as mães se reúnem e formam grupos de migração para proteger seus filhotes dos predadores. Quando crescem um pouco, são incentivados pelas mães a brincar com curiosos que se aproximam com suas embarcações. Em Baja Califórnia Sur, guias e operadores de excursão programam viagens para os turistas verem de perto a experiência.      



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;