Internacional Titulo
Rússia e Egito assinam acordo sobre energia nuclear civil
Da AFP
25/03/2008 | 10:10
Compartilhar notícia


O presidente egípcio Hosni Mubarak se reuniu com as autoridades russas nesta terça-feira, em Moscou, para concluir um acordo que permitirá à Rússia participar de uma licitação de construção da primeira usina nuclear egípcia para fins civis.

Mubarak, que ainda deve se reunir com Putin, afirmou que depois de 'difíceis negociações' estava pronto para o acordo de cooperação nuclear, informou a agência de notícias russas Interfax.

Já o presidente eleito russo, Dmitri Medvedev, que em maio sucederá Vladimir Putin, disse à Mubarak que esperava "uma associação produtiva" em termos nucleares.

Segundo o acordo de cooperação nuclear, a Rússia se apresentará para uma licitação internacional para construir um reator de US$ 1,4 a US$ 1,8 bilhão no litoral mediterrâneo egípcio.

Trata-se da primeira etapa do programa egípcio para reduzir sua dependência energética das reservas de gás e petróleo.

A Rússia, que está a ponto de terminar a polêmica primeira usina nuclear iraniana em Bushehr e que recentemente assinou contrato para construir um reator na Bulgária, deseja estabelecer novamente sua presença comercial e diplomática no Oriente Médio.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;