Economia Titulo
Citroën vai desenvolver carro no Brasil
Marcelo de Paula
Do Diário do Grande ABC
22/03/2008 | 07:09
Compartilhar notícia


Confiante nos fundamentos da economia brasileira e satisfeita com o desempenho da marca no mercado nacional e sul-americano, a Citroën anunciou investimentos da ordem de US$ 500 milhões no Mercosul para ampliação da produção e desenvolvimento de uma nova ‘família’ de carros aqui no Brasil.

 Segundo o diretor mundial da marca, Gilles Michel, que esteve no Brasil no último dia 18 para visitar a fábrica do grupo e discutir as estratégias para o País, o novo veículo já está sendo projetado por uma equipe local.

 Michel, inclusive, veio acompanhado do desenhista francês Jean Pierre Ploué, que está supervisionando o trabalho dos brasileiros.

 “Para termos um automóvel de baixo custo e dentro dos padrões conceituais da Citroën, para ser vendido no Mercosul, é importante que ele seja desenvolvido aqui com a participação de fornecedores locais”, afirmou.

 O executivo, porém, não quis adiantar as características do novo veículo que está sendo projetado nem quando ele será lançado. Apenas deixou claro que ele seguirá o padrão da montadora voltado a produtos mais sofisticados.

AMPLIAÇÃO

 Os US$ 500 milhões anunciados serão usados para ampliar a capacidade instalada das unidades localizadas em Porto Real, no Rio de Janeiro, e em El Palomar, na Argentina.

 A produção da fábrica fluminense saltará das atuais 150 mil unidades/ano para 300 mil, enquanto a portenha subirá de 170 mil para 340 mil.

 No primeiro bimestre, a Citroën cresceu 64% no Brasil, o dobro da média do mercado e o melhor desempenho da montadora no mundo.

 Não por acaso, o Brasil, ao lado da China é visto como lugar onde a empresa não pode deixar de estar presente.

 “Conheço o histórico de instabilidade da economia brasileira, mas seria um erro não estar aqui por causa desses riscos”, comentou Michel, explicando que os investimentos são feitos de forma muito planejada para que o mercado seja atendido sem que haja excesso de capacidade instalada.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;