Política Titulo
PT de São Caetano define candidato a prefeito
Beto Silva
Do Diário do Grande ABC
02/03/2008 | 07:42
Compartilhar notícia


O PT de São Caetano define neste domingo o candidato que disputará a Prefeitura na eleição de outubro. A prévia será realizada na sede do partido (Rua Espírito Santo, 51), das 9h às 17h, e reunirá quatro postulantes: Jayme Tortorello e João Moraes, que buscam vencer ainda no primeiro turno, além de Valmir Murbach e Alcides Spinello, correndo por fora para chegar à segunda etapa do pleito interno.

A prévia petista se torna importante pelo momento que passa o partido no âmbito municipal, pois entrará na disputa majoritária desfalcada de seu maior líder dos últimos anos, Hamilton Lacerda, que deixou a legenda após suspeita, em 2006, de envolvimento em uma suposta negociação de um dossiê contra o PSDB.

A entrada em cena de um integrante da família Tortorello, que historicamente combateu a atuação do PT na cidade, torna o evento ainda mais atrativo. Outro fato que apimenta o pleito é a divisão interna, registrada desde o PED (Processo de Eleição Direta), no fim do ano passado, que determinou a vitória do atual presidente do diretório municipal, Edison Bernardes.

O grupo de Bernardes, engrossado pelas principais lideranças partidárias, como o ex-presidente Ricardo Rios, apóia a candidatura de Jayme Tortorello. Já o único petista na Câmara, Edgar Nóbrega, e o segundo colocado no PED, Milton Baldon, defendem a candidatura de João Moraes.

Apesar do nervosismo iminente da prévia, Bernardes atenua a tensão e observa que será uma escolha “tranqüila”. “Será uma busca honesta por votos. Independentemente do resultado, o partido sairá fortalecido”, abranda o presidente.

Candidatos - Os quatro pré-candidatos têm perfis bem distintos, o que leva o partido a ter variantes extremas na eleição. A aposta em Jayme Tortorello renderia a possibilidade de a legenda angariar alguns votos da direita, por sua influência na sociedade. “Estou permanentemente em atividades sociais. Nas pesquisas, apareço com mais chance de vencer o prefeito José Auricchio Júnior (candidato do PTB)”, avalia.

João Moraes resgata a tradição e o conservadorismo do PT, pois é um dos fundadores da sigla. “Tenho compromisso histórico com os trabalhadores”, observa, ao lembrar de suas atuações contra a ditadura e pelo impeachment do ex-presidente da República Fernando Collor de Mello.

Já Valmir Murbach arrisca suas fichas na penetração nos dois grupos. “Não faço parte de nenhum dos blocos e tenho trânsito nas duas chapas”, afirma. Em 2004, Murbach foi candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada por Hamilton Lacerda. Ele enfatiza que um acordo com a família Lacerda, que engloba ainda a mulher de Hamilton, Maria Isabel Fonseca (ex-vice-presidente do diretório), garante a neutralidade no pleito interno.

Alcides Spinello pretende atrair a simpatia da militância com um discurso modernista. “Vivemos numa sociedade sem novidades. Temos de ter um plano alternativo.”



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;