Internacional Titulo
Ahmadinejad espera 'aprofundar laços fraternais' com o Iraque
Da AFP
01/03/2008 | 12:17
Compartilhar notícia


O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, que realiza domingo visita histórica ao Iraque, disse neste sábado esperar a consolidação das relações entre os dois países, 20 anos após o fim da guerra entre as duas nações.

"Achamos que a insegurança, os desacordos e as tensões são orquestrados pelos ocupantes do Iraque", disse Ahmadinejad, citado pela agência iraniana Farsa, em alusão aos Estados Unidos, e desmentindo novamente as acusações americanas de intromissão iraniana no país vizinho.

"É da natureza dos Estados Unidos apresentarem os outros como culpados quando estão derrotados", disse. "Não é engraçado aqueles que possuem 160 mil militares no Iraque acusarem outros de ingerência?"

A visita de Ahmadinejad será a primeira de um presidente da República islâmica ao Iraque. Está sendo interpretada como uma demonstração do apoio iraniano ao governo do premier iraquiano Nouri al-Maliki.

Os dois países estiveram numa guerra entre 1980 e 1988 que fez mais de um milhão de mortos.

A queda em 2003 do regime de Saddam Hussein dominado pela minoria sunita abriu caminho à retomada das relações entre o dois países, facilitada pela chegada ao poder em Bagdá, em 2005, de um governo de maioria xiita.

Hoje, o comércio floresce entre os dois vizinhos e peregrinos iranianos visitam lugares santos xiitas no Iraque. O Irã pretende conceder empréstimo de um bilhão de dólares ao Iraque para projetos a serem executados por empresas iranianas, declarou o vice-ministro iraniano das Relações Exteriores, Ali Reza Cheikh Attar.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;