Economia Titulo
Desemprego sobe para 8% em janeiro, segundo IBGE
Do Diário OnLine
28/02/2008 | 10:46
Compartilhar notícia

ouça este conteúdo

A taxa de desemprego nas seis regiões metropolitanas do país foi estimada em 8% em janeiro, alta de 0,6 ponto percentual sobre dezembro, de acordo com a Pesquisa Mensal de Emprego, divulgada nesta quinta-feira pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Na comparação com janeiro de 2007houve queda de 1,3 ponto percentual no nível de desocupação.

Em janeiro, a população desocupada foi estimada em 1,842 milhão. Regionalmente, Belo Horizonte (20,1%) e Porto Alegre (16,6%) foram os locais com maiores índices de desemprego. Na comparação anual, houve quedas em Recife (13,6%), Salvador (15,4%), Belo Horizonte (18,0%), São Paulo (12,8%) e Porto Alegre (20,4%).

Do total de desempregados, 57,7% eram mulheres; 8,5% tinham até 17 anos; 37,3% tinham de 18 a 24 anos; 47,9% de 25 a 49 anos e 6,3%, 50 anos ou mais. De acordo com a pesquisa, 21,5% dos desocupados estavam em busca do primeiro trabalho e 25,1% eram os principais responsáveis na família.

Ocupação – Estimado em 21,3 milhões, o número de pessoas ocupadas nas seis Regiões Metropolitanas não mostrou variação significativa na comparação com o mês anterior (queda de apenas 0,6%). Em relação a janeiro de 2007 a ocupação cresceu 3,6%.

Regionalmente, em relação a dezembro, nenhuma região metropolitana assinalou movimentação significativa nesse contingente. No ano, houve altas em Salvador (3,2%), Belo Horizonte (4,6%), Rio de Janeiro (1,9%), São Paulo (4,2%) e Porto Alegre (6,8%).

Os homens representavam, em janeiro, 55,6% da população ocupada, enquanto as mulheres, 44,4%. A população de 25 a 49 anos representava 63,9% do total de ocupados. O percentual de pessoas ocupadas em janeiro de 2008 com 11 anos ou mais de estudo era de 55,5%.

Rendimento – Em janeiro, o rendimento médio real recebido pelos trabalhadores nas seis das seis Regiões Metropolitanas foi de R$ 1.172,50, mantendo-se estável em relação a dezembro e crescendo 3,4% em relação a janeiro de 2007.

Houve recuperação no rendimento em São Paulo (0,7%) e Porto Alegre (0,4%), e quedas em Recife (0,4%), Salvador (1,2%), Belo Horizonte e Rio de Janeiro, ambas (0,8%).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.
;