Economia Titulo
Crescem reservas petroleiras no País
20/02/2008 | 07:23
Compartilhar notícia


As reservas totais de petróleo do Brasil, que incluem jazidas provadas, prováveis e possíveis, fecharam 2007 em 20,379 bilhões de barris.

 

A informação foi divulgada terça-feira pela ANP (Agência Nacional do Petróleo) e contabiliza também projetos em avaliação pelas petroleiras que operam no País, ainda não reconhecidos pela agência reguladora.
 
Somando o gás, as reservas totais ultrapassam os 24 bilhões de barris de óleo equivalente, crescimento de 5,2% com relação ao verificado no ano anterior. Segundo a ANP, as reservas provadas de petróleo no Brasil chegaram a 12,622 bilhões de barris em 2007. Isso significa que as empresas privadas que operam no País têm hoje cerca de 800 milhões de barris em reservas, uma vez que a Petrobras já havia anunciado ter fechado o ano com 11,801 bilhões de barris de petróleo em suas concessões brasileiras. O crescimento das reservas provadas em 2007 foi de 3,6%.
 
Já nas reservas provadas de gás, houve alta de 4,9%, para 364,989 bilhões de metros cúbicos. O volume de reservas totais do combustível – que inclui volumes prováveis e possíveis – chegaria a 584,671 bilhões de metros cúbicos, caso todas as expectativas sejam confirmadas.
 
Produção - A Petrobras informou terça-feira que produziu, em janeiro, uma média de 1,826 milhão de barris de petróleo por dia no Brasil, volume 2,3% superior ao registrado em janeiro de 2007. Com relação ao mês anterior, porém, houve queda de 1,5%, fruto de parada para manutenção do oleoduto que conecta as plataformas de Atum e Xaréu, no litoral cearense, e ao remanejamento do navio-plataforma Seillean do campo de Golfinho, no Espírito Santo, para o campo de Marlim Leste, na Bacia de Campos.

 

Somando a produção de gás natural, a empresa extraiu uma média de 2,117 milhões de barris de óleo equivalente por dia durante o mês passado. Considerando as atividades no País e exterior, a produção de petróleo e gás ficou em 2,344 milhões de óleo por dia em janeiro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;