Economia Titulo
Inflação em São Paulo desacelera pela sexta vez seguida
Do Diário OnLine
Com Agência Brasil
12/02/2008 | 13:11
Compartilhar notícia


A inflação na capital paulista medida pelo IPC (Índice de Preços ao Consumidor) registrou alta de 0,30% na primeira prévia de fevereiro, contra índice de 0,52% apurado no fechamento de janeiro, de acordo com a Fipe (Fipe Instituto de Pesquisas Econômicas). Trata-se da sexta vez consecutiva que o índice desacelera em São Paulo.

Dos sete grupos pesquisados, Alimentação foi o que apresentou a maior desaceleração, passando de uma alta de 1,04% para 0,28%. Foi a menor variação apurada neste grupo desde o início do ano. Em Transporte também foi detectado recuo na velocidade de aumento, já que subiu 0,24% ante 0,29%. O mesmo ocorreu em Despesas Pessoais, com avanço de 0,54% ante 0,80%.

Já Vestuário, embora tenha permanecido em queda (-0,82%), mostra pequena aceleração depois de ter fechado o primeiro mês do ano com -0,85%. Em Habitação, igualmente, há ligeira recuperação de preços com reversão da taxa negativa de -0,01% para um índice positivo de 0,02%.

O grupo Educação, que mais tem pressionado a taxa desde o começo do ano,  diminuiu o ritmo de elevações, registrando índice de 3,68%. No fechamento de janeiro havia subido 4,39%, puxado pela maior demanda por artigos escolares e outras despesas relativas ao início do novo ano letivo, como pagamento de mensalidades e matrículas no ensino particular.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;