Internacional Titulo
Abbas lamenta falta de progressos em processo de paz com Israel
Da AFP
12/02/2008 | 12:03
Compartilhar notícia


O presidente da Autoridade Palestina, Mahmud Abbas, lamentou nesta terça-feira a falta de progressos no processo de paz com Israel e disse que a retomada do diálogo com o Hamas depende do retorno à situação anterior à tomada de poder do movimento islâmico na Faixa de Gaza.

"Não podemos falar de progressos no processo de paz", declarou Abbas em Abu Dhabi, onde se encontrava de visita aos Emirados Árabes Unidos, e falou sobre as perspectivas de paz no Oriente Médio e da próxima reunião de cúpula árabe prevista para março em Damasco (Síria).

Na segunda-feira, o número dois do governo israelense, Khaim Ramon, ressaltou que em 2008 poderá ser concluído um acordo de princípios com os palestinos, e não um acordo de paz, apesar do que havia sido estabelecido entre Abbas e o primeiro-ministro israelense Ehud Olmert na conferência de Annapolis (EUA), em novembro de 2007.

As negociações entre israelenses e palestinos retomadas em Annapolis, depois de sete anos de estagnação, foram comprometidas até agora por uma divergência em torno da manutenção da colonização judaica na Cisjordânia ocupada, sobretudo na área de Jerusalém leste.

Por outro lado, Abbas reiterou que a retomada do diálogo com o Hamas, dependia do retorno à situação anterior à tomada de controle da Faixa de Gaza pelo Hamas em junho. "Então estaremos dispostos a realizar a eleições (legislativas) antecipadas", afirmou Abbas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;