Economia Titulo
BCE libera 187,5 bilhões de euros para injetar liquidez no sistema
Da AFP
12/02/2008 | 11:58
Compartilhar notícia


O BCE (Banco Central Europeu) liberou nesta terça-feira 187,5 bilhões de euros com o objetivo de injetar liquidez no sistema monetário.

A instituição liberou 20 bilhões de euros a mais que a quantidade de refinanciamento que considerou necessária para obrigar os bancos comerciais da zona euro a satisfazer suas obrigações mínimas de reserva.

A taxa de juros, chamada 'marginal', foi de 4,10% neste leilão semanal, contra 4,17% da semana passada, o que mostra que as taxas foram ligeiramente relaxadas depois de várias semanas de tensão. A taxa de juro mínima aceita para esta operação é de 4%.

Há meses, os bancos comerciais, temerosos pela exposição de outras instituições financeiras à crise hipotecária nos Estados Unidos, evitam emprestar dinheiro entre eles. O BCE, assim como seus pares no mundo, anunciou que alimentaria a liquidez do mercado monetário para aliviar as tensões.

Dessa forma, o banco injeta e retira dinheiro em função do estado do mercado. Por exemplo, nesta terça-feira, foram retirados 16 bilhões de euros do circuito monetário mediante um rápido leilão do qual participaram 22 bancos comerciais da zona euro, que ofereceram ao BCE 29,16 bilhões de euros, ou seja, mais do que o banco europeu estava disposto a sacar.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;