Internacional Titulo
Polícia frustra plano de assassinato contra chargista de Maomé
Da AFP
12/02/2008 | 08:30
Compartilhar notícia


A polícia da Dinamarca prendeu nesta terça-feira vários suspeitos de planejar um atentado contra um dos 12 chargistas do jornal Jyllands-Posten, o principal do país, que publicou em setembro de 2005 polêmicas caricaturas de Maomé.

O diretor do serviço de inteligência da polícia (PET), Jakob Scharf, anunciou que às 4h30 (1h30 de Brasília) a força oficial realizou uma operação na região de Aarhus (centro), em cooperação com a polícia local, para impedir um assassinato com vínculos terroristas.

"O plano de atentado foi impedido após uma longa vigilância", afirmou Scharf, que não divulgou as identidades nem as nacionalidades dos detidos, nem o nome do chargista ameaçado.

No entanto, de acordo com o site do Jyllands-Posten, se trata de Kurt Westergaard, que desenhou a caricatura mais polêmica, que mostrava a cabeça de Maomé com um turbante em forma de bomba.

Westergaard, 73 anos, e sua esposa Gitte passaram mais de três meses sob intensa proteção policial. Eles foram obrigados a se mudar várias vezes para locais secretos em conseqüência da descoberta de planos de atentado contra ambos.

A publicação das charges do profeta, consideradas ofensivas pelos muçulmanos, desatou em fevereiro de 2006 uma avalanche de protestos violentos contra a Dinamarca e o jornal dinamarquês em vários países islâmicos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;