Internacional Titulo
Tribunal tailandês nega liberação sob fiança de ‘mercador da morte’
Da AFP
11/03/2008 | 08:33
Compartilhar notícia


Um tribunal de Bangcoc rejeitou nesta terça-feira ceder a liberdade sob fiança ao traficante de armas russo Viktor Bout, preso semana passada por policiais tailandeses e agentes americanos por ter fornecido apoio material a terroristas.

O advogado tailandês do acusado, Lat Nitiwatvichan, informou que tentou pagar 500 mil bahts (US$16 mil) de fiança, mas o tribunal rejeitou o pedido.

A Corte de Bangcoc destacou que o suspeito, conhecido como o "mercador da morte", é acusado de envolvimento com o terrorismo internacional.

"O assunto é grave e ele poderia deixar o país. Por isso, o tribunal não permite o pagamento de fiança", afirma um comunicado judicial.

Bout, que segundo acusações forneceu nos últimos 15 anos armas para criminosos na África e América do Sul, passando pelo Afeganistão, foi detido em Bangcoc em operação na qual agentes colombianos se fizeram passar por dirigentes das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) .

O traficante de armas russo, 41 anos, pretendia fechar na Tailândia a venda de mísseis e lança-foguetes às Farc, segundo as autoridades americanas, que pediram sua extradição.

A Rússia também deseja a extraditá-lo, mas os tailandeses ainda não decidiram se Viktor Bout será julgado em seu território ou em outro país.

O suspeito, detido em uma penitenciária de segurança máxima de Bangcoc, pode passar até 84 dias preso na Tailândia sem a necessidade de um indiciamento formal.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;