Internacional Titulo
Mediador da ONU Ibrahim Gambari conclui missão em Mianmar
Da AFP
10/03/2008 | 09:24
Compartilhar notícia


O enviado especial da ONU em Mianmar, Ibrahim Gambari, deixou Yangun nesta segunda-feira após ter se reunido pela segunda vez com a opositora Aung San Suu Kyi, durante uma missão de cinco dias, na qual aparentemente o regime militar se manteve firme em suas posições.

Gambari já havia se reunido no sábado com a Prêmio Nobel da Paz, que foi liberada brevemente de sua prisão domiciliar. O encontro de segunda-feira durou 45 minutos, indicou uma autoridade birmanesa que solicitou o anonimato.

Antes deste segundo encontro com a líder opositora, o diplomata nigeriano se reuniu novamente com o ministro birmanês da Informação, o general Kyaw Hsan, acrescentou a fonte.

O enviado especial das Nações Unidas chegou na quinta-feira passada a Mianmar em uma nova missão de mediação. O regime militar birmanês pretende organizar em maio um polêmico referendo sobre uma nova Constituição.

Suu Kyi, 62 anos, líder da LND (Liga Nacional pela Democracia), passou a maior parte dos últimos 18 anos. A LND venceu por ampla maioria as eleições legislativas de 1990, mas a junta militar se negou a ceder o poder que detém desde 1962 e ordenou a detenção de Suu Kyi.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;