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Consumo de álcool supera gasolina
26/02/2008 | 07:18
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O mercado consumidor de álcool superou o de gasolina no País em janeiro, considerando os dois tipos comercializados – o anidro e o hidratado. Esta á primeira vez que isso acontece desde a retomada do programa do derivado de cana-de-açúcar. Somente no auge do Proálcool, na final da década de 1980 e início de 1990, o consumo do álcool havia superado o da gasolina.

A informação foi confidenciada pelo presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, ao consultor e presidente do Grupo Maubisa do setor sucroalcooleiro, Maurílio Biagi Filho, após reunião em Brasília, da qual participou também o ministro de Desenvolvimento e Comércio Exterior, Miguel Jorge.

Segundo Biagi, a projeção da Petrobras era de que isso só ocorreria na próxima década, ao contrário do que previa o setor sucroalcooleiro. “Já havíamos previsto que isso deveria ocorrer este ano. Hoje o Gabrielli veio me cumprimentar dizendo que havíamos acertado”, disse Biagi. Segundo ele, Gabrielli não teria revelado o volume exato de vendas de cada combustível no primeiro mês do ano.

De acordo com os dados da ANP (Agência Nacional do Petróleo) – disponíveis apenas até dezembro do ano passado – já havia uma aproximação forte entre os dois mercados consumidores. O álcool hidratado fechou 2007 com vendas de 9,6 bilhões de litros. Já a gasolina, que possui a adição de 25% de álcool anidro em sua fórmula, fechou o ano com 24 bilhões de litros.

Com base nestes dados, o mercado de álcool e de gasolina estava separado em dezembro por apenas 150 milhões de litros, ou seja, foram comercializados 1,45 bilhão de litros de álcool (anidro e hidratado) e 1,6 bilhão de litros de gasolina. Dados da ANP apontam que o mercado consumidor de álcool cresceu 49,3% em 2007 ante o ano anterior.




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