Política Titulo
Aliados mantêm controle das comissões em Sto.André
Leandro Laranjeira
Do Diário do Grande ABC
08/02/2008 | 08:19
Compartilhar notícia


Uma manobra da bancada do PDT, considerada equivocada por alguns parlamentares, acabou por frustrar a expectativa da base oposicionista em conseguir mais espaços nas comissões permanentes da Câmara de Santo André em 2008.

Quinta-feira, durante a primeira sessão do ano após o recesso, a oposição esperava contar com os votos dos três vereadores pedetistas para fazer frente ao bloco aliado e aumentar o poder de negociação na votação da nova composição das sete comissões, responsáveis pelos pareceres de projetos.

Mas, segundo informações, o PDT recuou e decidiu conversar, paralelamente, com o bloco governista. A atitude irritou aliados e oposicionistas, isolando os pedetistas, os quais sequer participaram da votação em plenário.

No final, não houve mudanças em relação a 2007 no que diz respeito à representatividade partidária. A base aliada ficou com a maioria em três comissões, sendo duas delas as mais importantes (Justiça e Redação e Finanças e Orçamento), enquanto a oposição obteve o maior número de vereadores em quatro delas.

“Contávamos com o PDT ao nosso lado, o que nos colocaria em condições de igualdade para discutir com o governo. Mas, lamentavelmente, na ‘hora H’ eles foram conversar com o grupo de situação”, disse Luiz Zacarias (PR).

O presidente da Casa, José Montoro Filho, o Montorinho (PT), ressalta ter estranhado a atitude dos pedetistas. “Comportaram-se como oposição.”

Líder petista na Câmara, Jurandir Gallo criticou o PDT. “Conversaram comigo em uma sala, depois em outra com a oposição. Foi uma tentativa de barganha, de jogo de baralhos, onde você ‘truca’ de todos os lados para ver quem leva.”

Heleni de Paiva, líder do PDT no Legislativo, desmentiu as versões. “Não fechamos com nenhum lado. Se alguém falar o contrário, processarei. Na reunião de líderes disse que o PDT estava de acordo com o que foi decidido.”



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;