Internacional Titulo
Paquistão: autoridades confirmam morte de dirigente da Al Qaeda
Da AFP
01/02/2008 | 09:20
Compartilhar notícia


Um alto dirigente da Al Qaeda, Abu Laith al-Libi, cuja morte foi anunciada por um site da Internet ligado a rede fundamentalista, foi alvejado com um míssil lançado pelas forças americanas nas zonas tribais do Paquistão, confirmaram nesta sexta-feira fontes de inteligência paquistanesas.

"Al-Libi estava no local no momento da explosão, ninguém sobreviveu, por isso acreditamos que tenha morrido", disse um oficial dos serviços de inteligência em Miranshah (noroeste do Paquistão), que solicitou o anonimato. Outro funcionário da inteligência paquistanesa confirmou essa versão.

Al-Libi, comandante da rede de Osama bin Laden, liderava um grupo de combatentes talibãs no vizinho Afeganistão. Sua morte havia sido anunciada na quinta-feira por um site da Internet ligado à Al Qaeda, mas a autenticidade desta informação não pôde ser comprovada.

"Abu Laith al-Libi estava presente quando o míssil atingiu o edifício, na terça-feira à 01h22 (18h22 de segunda-feira em Brasília)", informou um funcionário dos serviços secretos paquistaneses.

Os corpos das pessoas mortas pelo míssil no distrito de Waziristão do Norte, em pleno coração das zonas tribais do noroeste do Paquistão, na fronteira com o Afeganistão, foram enterrados imediatamente pelas tribos e o Paquistão não pode confirmar se o alto dirigente da Al Qaeda está entre elas, informou o Exército paquistanês nesta sexta-feira.

Enquanto isso, autoridades dos serviços de segurança paquistaneses confirmaram que sete combatentes árabes da rede terrorista e seis originários da Ásia Central haviam morrido em um ataque com míssil lançado por forças americanas a partir do Afeganistão, onde os Estados Unidos lideram uma coalizão internacional que luta contra os talibãs.

No entanto, o Exército paquistanês, assim como o governo, assegura desde terça-feira não dispor de informações sobre a origem do míssil.

Moradores da região declararam que imediatamente após a queda do míssil, segundo eles procedente de um avião não tripulado americano, pessoas ligadas aos grupos islâmicos aliados à Al Qaeda cercaram o local e enterraram os corpos.

"Anunciamos a boa notícia à nação islâmica: o xeque Abu Laith (...) al-Libi caiu como um mártir em solo do Paquistão muçulmano", estava escrito na noite de quinta-feira em um comunicado divulgado pela página da Internet do Centro de Informação al-Fajr, cuja autenticidade não pôde ser confirmada.

Em Washington, uma autoridade ocidental que não quis se identificar afirmou que existem "fortes possibilidades" de que Abu Laith al-Libi tenha morrido no ataque.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;