Turismo Titulo
Para salvar as tartarugas
Margareth Meza
Especial para o Diário
17/01/2008 | 07:15
Compartilhar notícia


Em Ubatuba, no bairro Itaguá, está a única base do Projeto Tamar do Estado. Aberta à visitação pública, abriga quatro das cinco espécies de tartarugas marinhas que vivem em águas brasileiras. São 28 exemplares filhotes e jovens, colocados em sete tanques e um aquário, em um total de 80 mil litros de água salgada.

RÉPLICAS

Para o público, também estão expostas seis réplicas de tartarugas marinhas em tamanho real, sendo que uma delas exibe os órgãos internos, iluminados ao toque de um botão no painel explicativo. “Para ampliar o aprendizado, temos uma réplica de ninho seccionado para a visualização interna, além de peças biológicas como cascos, ovos e esqueletos”, explica Suami Macedo, bióloga do Tamar-ICMBio (Instituto Chico Mendes para Conservação da Biodiversidade).

Para completar o passeio, no espaço estão instalados painéis fotográficos bilíngües (português/inglês), auditório para exibição de vídeos educativos, playground, loja com produtos do Tamar, Museu Caiçara com mais de 200 peças e artesanato local, inclusive cestarias produzidas pelos índios Guaranis, da Aldeia Boa Vista de Ubatuba.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;