Economia Titulo
Bolsas asiáticas fecham em forte queda
Da AFP
06/02/2008 | 08:49
Compartilhar notícia


As bolsas asiáticas sofreram mais um dia difícil nesta quarta-feira, quando as principais praças financeiras caíram até 5%, enquanto que o temor de uma recessão econômica nos Estados Unidos se apoderava de novo dos mercados mundiais.

Segundo os corretores, a inesperada contração no setor de serviços nos Estados Unidos despertou o temor de que a primeira economia mundial esteja em pior condição do que se imaginava até agora.

Em Tóquio, a segunda praça financeira do planeta, o índice Nikkei de valores fechou em forte queda de 4,7%.

A situação era ainda pior em Hong Kong no final de uma sessão de meio expediente e na véspera dos quatro dias festivos do Ano Novo chinês: o índice Hang Seng caiu 5,4%.

"O mercado imita a Wall Street e é provável que baixe ainda mais se os temores de recessão se confirmarem", comentou Conita Hung, analista da Asia Securities em Hong Kong.

Também a bolsa de Singapura perdeu 3,5% no fechamento e Sidney retrocedeu 3,2%.

Na véspera, em Wall Street, o Dow Jones havia caído 2,93%, o índice ampliado Standard and Poor's 500 perdeu 3,2% e o Nasdaq, também 3,2%. Os mercados europeus e sul-americanos também fecharam no vermelho.

O elemento que provocou esta recaída mundial foi o anúncio de que a produção de serviços nos Estados Unidos se contraiu em janeiro pela primeira vez em quase cinco anos, com o índice ISM a 41,9%, contra os 54,4% em dezembro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;