Internacional Titulo
Irã terá capacidade nuclear militar dentro de três anos, diz Mosad
Da AFP
05/02/2008 | 11:03
Compartilhar notícia


O Irã terá capacidade nuclear militar dentro de três anos, afimrou Meir Dagan, chefe do Mosad (serviço de inteligência israelense), citado nesta terça-feira pelo jornal israelense Maariv.

O chefe do Mosad considera que o Irã representa atualmente a principal ameaça contra Israel por sua determinação em se dotar de armas nucleares e pelo apoio da Síria ou de organizações como o Hezbollah xiita libanês e o Hamas palestino, apoio esse que, segundo Dagan, seria financeiro, tecnológico e armamentício.

Além de seu programa de enriquecimento de urânio, o Irã desenvolve também mísseis balísticos de longo alcance, acrescentou o membro dos serviços de inteligência israelenses.

"Os foguetes e os mísseis representam hoje uma ameaça muito mais séria que no passado. A Síria reforça sua rede de mísseis e a quantidade de foguetes de que dispõe é hoje duas vezes superior à que possuía há dois anos", acrescentou.

Israel, única potência nuclear do Oriente Médio segundo especialistas, considera o Irã seu principal inimigo estratégico. O presidente iraniano, Mahmud Ahmadinejad, fez um apelo em várias ocasiões para que "Israel seja apagado do mapa".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;